quinta-feira, 6 de outubro de 2022

MDB pede recálculo de vagas e alega que Hildo Rocha elegeu-se no Maranhão.

                    

O partido da ex-governadora Roseana Sarney, o MDB, ingressou com uma ação na justiça nesta quinta-feira (06) pedindo que o TRE – Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão proceda um recálculo da distribuição de vagas para a Câmara dos Deputados. 

O MDB alega que o partido elegeu apenas Roseana pelo quociente eleitoral, mas tem direito a uma segunda vaga, pelo critério da sobra e o  MDB defende que siglas que não atingiram o quociente – de pouco mais de 205 mil votos neste ano – não têm direito a pleitear vagas pela sobra.

Se os argumentos do partido forem aceitos, dois partidos que não alcançaram o quociente eleitoral perdem suas cadeiras, no caso, o PDT que elegeu Márcio Honaiser e o Republicanos, que elegeu Cléber Verde.

Nesse caso, se for constatado o erro e o recálculo, os beneficiados serão os partidos com as maiores sobras: MDB, que elegeria o Hildo Rocha na segunda vaga, e o PSB, que elegeria o 2º deputado, no caso, Clayton Noleto, ex-titular da Sinfra.

Nenhum comentário:

Criança de três anos que foi atingida por coice de cavalo em Santa Rita, morre a caminho de hospital em São Luís

Uma criança de três anos, identificada por Kauê Mendes dos Santos, morreu nesta quinta-feira (20), após ser atingido por coice de um cavalo,...