segunda-feira, 18 de setembro de 2023

Encontro Territórios Empreendedores, LIDER Lençóis Maranhenses: Líderes da região unem forças pelo Desenvolvimento



Evento promovido pelo Sebrae reúne representantes de municípios para discutir o empreendedorismo territorial.

Com foco no desenvolvimento dos eixos temáticos Negócios do Campo, Turismo, Empreendedorismo e Infraestrutura, foi realizado, nesta quarta, 13, o Encontro Territórios Empreendedores LIDER Lençóis Maranhenses. O Evento, que reuniu líderes das regiões de Lençóis, Munim e Delta para discutir a agenda das lideranças e a priorização das atividades para os próximos anos, é uma iniciativa do Sebrae. 

Entre os municípios representados estavam Rosário, Bacabeira, Icatu, Axixá, Humberto de Campos, Paulino Neves, Santo Amaro, Barreirinhas, Tutóia e Araioses. Cidades que possuem características comuns referentes às suas belezas naturais e forte potencial turístico que demonstram o comprometimento com o desenvolvimento econômico e social da região, bem como, o desejo de unir esforços para enfrentar desafios comuns.



Como resultado de destaque das agendas anteriores estão a implantação das Salas do Empreendedor em todos os municípios de Lençóis, a implantação do programa de Educação empreendedora, asfaltamentos de trechos locais e agregação de valores aos produtos da região por meio da Agroindustrialização. Para os próximos passos, foi decidido entre os líderes os trabalhos focados nos eixos de Turismo e Infraestrutura. 

O Encontro teve como objetivo principal realinhar as ações do programa, trabalhar na agenda de desenvolvimento regional e planejar ações futuras. “Este encontro visa movimentar as lideranças que estão trabalhando desde 2018 numa agenda de desenvolvimento. Este momento, agora, é para explanar aos líderes o que é a agenda nacional de territórios empreendedores e engajá-los em prol do fortalecimento e desenvolvimento territorial da região”, comentou Flávia Nadler, Coordenadora de Territórios Empreendedores do Sebrae.



 O programa LIDER visa mobilizar, qualificar e integrar líderes influentes que atuam no território, com o intuito de transformar as localidades em verdadeiros polos empreendedores e com governança coesa. “Estamos pensando as ações de desenvolvimento até 2030. O encontro nos proporcionou planejar o futuro e, também, avaliar o que já foi feito até o momento. As ações são muitas para podermos ver a região de Munim, Lençóis e Delta proporcionando qualidade de vida para nosso povo”, ressaltou Israel Diniz, membro do LIDER.    

O Encontro Territórios Empreendedores LIDER Lençóis Maranhenses fez parte da programação do Seminário de Desenvolvimento Territorial, que aconteceu em Barreirinhas. Este seminário reúne especialistas, empresários, gestores públicos e representantes da sociedade civil para discutir estratégias e soluções específicas para o crescimento sustentável nessas regiões.

Nenhum comentário:

Rosário-MPMA obriga a Titara, Governo do Maranhão, Sema e Agem, para adotarem medidas para conter danos ambientais provocados por aterro

Em Ação Civil Pública, ajuizada no dia 17, o Ministério Público do Maranhão requer liminar para obrigar a Central de Gerenciamento Ambiental...