quinta-feira, 28 de setembro de 2023

Iracema Vale recebe medalha Sousândrade da UFMA


Nesta manhã de quinta-feira 28, a presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Iracema Vale recebeu a Medalha Sousândrade, concedida pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), que são entregues a personalidades que trabalham em prol da educação e da cultura no Estado do Maranhão, ao mesmo tempo que homenageia o próprio Sousândrade, mantendo viva a história do nosso poeta e tudo que ele representa.

" Agradeço a honraria e reafirmo meu compromisso com o desenvolvimento dessa instituição, que todos os anos forma competentes profissionais que trabalham, contribuem e constroem um Maranhão melhor" destacou Iracema. 

A história dos homenageados se confunde, em algum momento, com a história do Maranhão. Serviram, e ainda servem, à universidade e ao estado, contribuindo para o crescimento do lugar que nasceram ou escolheram criar raízes. “Se você olhar os perfis dos profissionais, eles têm uma história consolidada de trabalho e ter contribuído não só com a nossa universidade mas socioeconômico cultural e educação do nosso estado.”, pontou o reitor Natalino Salgado.

Medalha Sousândrade

Instituída pelo Conselho Universitário (consun), em 22 de setembro de 1981, a Medalha Sousândrade é entregue a profissionais que tenham trabalhado pela instituição e que, ao longo de sua atuação, contribuíram de forma significativa na estruturação, no funcionamento e na projeção da Universidade ao longo da sua existência. A medalha também é concedida a personalidades que, embora não atuem na UFMA, trabalharam em prol da educação e da cultura do Maranhão.

A Medalha leva esse nome devido à figura de Joaquim de Sousa Andrade, publicamente conhecido por Sousândrade, um dos maiores poetas do Brasil. Ele foi presidente do primeiro Conselho Municipal de São Luís, criou escolas municipais mistas e noturnas na cidade, idealizou a bandeira do estado e foi um dos primeiros intelectuais que tentou instituir uma universidade no Maranhão.

Nenhum comentário:

Prefeita Paula Azevedo sofre novo afastamento, agora de 180 dias

A prefeita de Paço do Lumiar, Paula da Pindoba, foi novamente afastada do cargo por um período de 180 dias, conforme decisão do juiz Gilmar ...