Bacabeira-MA: A Prefeitura Municipal de Bacabeira, através de sua  Secretaria Municipal de Educação – SECEL iniciou ontem (15) o III Congresso  Municipal de Educação para todos os profissionais da Educação da rede municipal  e com o tema “A educação frente aos desafios da atualidade,” que enfoca a  questão da avaliação.
O congresso visa, portanto, capacitar e manter a atualização desses  profissionais através de conferencistas de classe nacional e internacional, que  trazem ao município as principais tendências e discussões em andamento no  cenário educacional e pedagógico do país. Outra abordagem na linha de trabalho  da capacitação da docência municipal é a promoção de oficinas voltadas para a  prática pedagógica em seus diversos níveis.
O prefeito de Bacabeira, José Venâncio Corrêa Filho, conhecido por orientar  sua gestão em prol da educação da população, avalia o congresso como a  continuação natural de todo um processo de capacitação profissional: “Nós temos  buscado, ao longo dos anos, trabalhar não somente a infra estrutura, mas a  capacitação dos nossos profissionais da educação que são de importância vital  para garantir o aprendizado dos alunos. Para isso, temos colocado à disposição  da área educacional todos os meios dos quais podemos dispor para incentivar e  maximizar o desempenho desses profissionais. E já estamos colhendo resultados  positivos por conta disso,” comentou ele, referindo-se, inclusive, ao prêmio  recebido pela Secretaria de Educação do Município como uma das 100 melhores do  país.
Este ano a prefeitura e a SECEL trouxeram dois grandes conferencistas para  agregar ao processo de capacitação no congresso. São a Prof. MS. Jussara  Hoffmann, Porto Alegre – RS, que abordará o tema “Avaliação mediadora e a  promoção de aprendizagens significativas”; e o Prof. Isaque Folha Damasceno,  educador e músico, Picos – PI que falará sobre “A importância da música no  processo ensino-aprendizagem” e “Relacionamento sustentável: preservando o “meu  ambiente.”
Embora seja a primeira vez que venha a Bacabeira e isso, para ela, dificulte  uma opinião adequada, a professora e educadora Jussara Hoffmann, palestrante que  abriu o 1º dia dos trabalhos do congresso falou sobre sua impressão: “Eu tenho  notícias, por colegas que vieram prestar seminário aqui em Bacabeira, que há uma  receptividade muito grande por parte dos professores; eles respondem muito bem  às questões, às perguntas, aos temas, debatem muito os assuntos e, essa presença  maciça, tudo isso é altamente significativo,” considera.
“São algumas evidências que se tem de que os programas de formação estão  funcionando e sendo bem recebidos. E até aqui eu só ouvi elogios do Sr. prefeito  como, realmente, um promovedor de ações em educação. A fala dele revela que ele  conhece de fato as mazelas da educação no país. E o que ele diz que “Só  resolvendo a educação é que se resolve a questão social do país,” é muito forte,  muito verdadeiro,” concorda Jussara.
A secretária municipal de educação, Vilany Rodrigues, observa a necessidade  de atualizar questões vitais relacionadas ao desempenho do aluno, orientada pelo  objetivo da administração municipal de abranger todas as questões educacionais:  “Precisamos aumentar sempre o nível de suporte aos professores, então é  fundamental a atualização. O congresso é uma das maneiras. Com o tema deste ano,  enfocamos a questão da avaliação que é extremamente complexa,” inicia a  secretária.
“Hoje já se percebe que o aluno é fruto de todo um contexto que deve ser  considerado e que as práticas punitivas, como a reprovação, na verdade o que  elas fazem é ignorar completamente essa perspectiva do aluno. Por isso  precisávamos trazer a Sra. Jussara Hoffmann, porque ela é expoente no assunto  aqui no Brasil e no mundo, e já fala e escreve sobre isso há muitas décadas,  quando ninguém ainda imaginava que avaliar não se trata de somente analisar o  aluno através das respostas a uma prova,” pontuou a secretária.

Nenhum comentário:
Postar um comentário