quarta-feira, 16 de maio de 2012

Congresso em Bacabeira discute tendências mundiais em Educação

Bacabeira-MA: A Prefeitura Municipal de Bacabeira, através de sua Secretaria Municipal de Educação – SECEL iniciou ontem (15) o III Congresso Municipal de Educação para todos os profissionais da Educação da rede municipal e com o tema “A educação frente aos desafios da atualidade,” que enfoca a questão da avaliação.

O congresso visa, portanto, capacitar e manter a atualização desses profissionais através de conferencistas de classe nacional e internacional, que trazem ao município as principais tendências e discussões em andamento no cenário educacional e pedagógico do país. Outra abordagem na linha de trabalho da capacitação da docência municipal é a promoção de oficinas voltadas para a prática pedagógica em seus diversos níveis.

O prefeito de Bacabeira, José Venâncio Corrêa Filho, conhecido por orientar sua gestão em prol da educação da população, avalia o congresso como a continuação natural de todo um processo de capacitação profissional: “Nós temos buscado, ao longo dos anos, trabalhar não somente a infra estrutura, mas a capacitação dos nossos profissionais da educação que são de importância vital para garantir o aprendizado dos alunos. Para isso, temos colocado à disposição da área educacional todos os meios dos quais podemos dispor para incentivar e maximizar o desempenho desses profissionais. E já estamos colhendo resultados positivos por conta disso,” comentou ele, referindo-se, inclusive, ao prêmio recebido pela Secretaria de Educação do Município como uma das 100 melhores do país.

Este ano a prefeitura e a SECEL trouxeram dois grandes conferencistas para agregar ao processo de capacitação no congresso. São a Prof. MS. Jussara Hoffmann, Porto Alegre – RS, que abordará o tema “Avaliação mediadora e a promoção de aprendizagens significativas”; e o Prof. Isaque Folha Damasceno, educador e músico, Picos – PI que falará sobre “A importância da música no processo ensino-aprendizagem” e “Relacionamento sustentável: preservando o “meu ambiente.”

Embora seja a primeira vez que venha a Bacabeira e isso, para ela, dificulte uma opinião adequada, a professora e educadora Jussara Hoffmann, palestrante que abriu o 1º dia dos trabalhos do congresso falou sobre sua impressão: “Eu tenho notícias, por colegas que vieram prestar seminário aqui em Bacabeira, que há uma receptividade muito grande por parte dos professores; eles respondem muito bem às questões, às perguntas, aos temas, debatem muito os assuntos e, essa presença maciça, tudo isso é altamente significativo,” considera.

“São algumas evidências que se tem de que os programas de formação estão funcionando e sendo bem recebidos. E até aqui eu só ouvi elogios do Sr. prefeito como, realmente, um promovedor de ações em educação. A fala dele revela que ele conhece de fato as mazelas da educação no país. E o que ele diz que “Só resolvendo a educação é que se resolve a questão social do país,” é muito forte, muito verdadeiro,” concorda Jussara.

A secretária municipal de educação, Vilany Rodrigues, observa a necessidade de atualizar questões vitais relacionadas ao desempenho do aluno, orientada pelo objetivo da administração municipal de abranger todas as questões educacionais: “Precisamos aumentar sempre o nível de suporte aos professores, então é fundamental a atualização. O congresso é uma das maneiras. Com o tema deste ano, enfocamos a questão da avaliação que é extremamente complexa,” inicia a secretária.

“Hoje já se percebe que o aluno é fruto de todo um contexto que deve ser considerado e que as práticas punitivas, como a reprovação, na verdade o que elas fazem é ignorar completamente essa perspectiva do aluno. Por isso precisávamos trazer a Sra. Jussara Hoffmann, porque ela é expoente no assunto aqui no Brasil e no mundo, e já fala e escreve sobre isso há muitas décadas, quando ninguém ainda imaginava que avaliar não se trata de somente analisar o aluno através das respostas a uma prova,” pontuou a secretária.

Nenhum comentário:

Prefeito Calvet Filho denunciou a Titara para o MPMA e empresa foi obrigada adotar medidas no aterro em Rosário

O prefeito do Município de Rosário, Calvet Filho denunciou a empresa Titara, sobre o forte mau cheiro do Aterro Sanitário, durante uma reuni...