terça-feira, 9 de junho de 2015

Programa do governo “Mulher Maranhense” chega com ações em Rosário

A aconteceu nesta segunda-feira em Rosário (8), o Seminário de Sensibilização para o Enfrentamento da Violência contra Mulher, e  teve a participação da secretaria Estadual da mulher Laurinda Pinto e do gestor da Regional de Saúde de Rosário, Willame Anceles.
Gestor da Regional de Saúde de Rosário Willame Anceles
A Secretária Estadual da Mulher 
A Secretaria de Estado da Mulher – SEMU  tem percorrido os municípios maranhenses, desde março deste ano, com o programa Mulher Maranhense, que contempla uma lista de serviços conduzidos  em uma carreta. As ações vão do atendimento á saúde integral até as políticas de enfrentamento à Violência contra a Mulher.
Com o programa as mulheres  tem acesso aos exames de mamografia, papanicolau, glicemia,  aferição de pressão arterial, ICM, teste de hanseníase, testes rápidos de HIV, sífilis, hepatite, vacinas contra HPV, Hepatite B, ações do Programa Saúde na Escola , orientações sobre a saúde reprodutiva e sexual e outros.

Em Rosário  as atividades são resultado de um trabalho em parceria proporcionado pelas Secretarias de Estado da Mulher e da Saúde, além da parceria com a prefeitura municipal e a Secretaria Regional de Saúde do Estado onde são realizadas as atividades, a SEMU mobiliza também a sociedade civil organizada e inúmeros organismos locais. A grande mobilização resulta em uma vasta programação que contempla, inclusive atrações lúdicas, culturais e de lazer. Recebem destaque os estandes da Ouvidoria da Mulher e a Biblioteca Maria da Penha,  ambos da Secretaria da Mulher, que trabalham a aplicabilidade da Lei Maria da Penha e orientações sobre a rede atendimento para mulheres em situação de violência doméstica.

De acordo com a Secretária Estadual da Mulher,  Laurinda Pinto, os  resultados das atividades tem sido satisfatórios e muito bem recebidos  pelas mulheres maranhenses. “ Não levamos somente atendimento a essas mulheres. Levamos  conscientização, trabalhamos a auto-estima,  levamos políticas públicas e cidadania. Mas principalmente, mostramos que elas têm a garantia de seus direitos. O Governador Flávio Dino preza pela priorização desses direitos”, declarou Laurinda Pinto.
carreta da mulher chega com ações para mulheres Rosarienses



Nenhum comentário:

VÍDEO: Socorristas atravessam trecho cortado da BR-222 com incubadora e bebê nos braços no Maranhão

Um bebê recém-nascido foi transferido do município de Buriticupu para Imperatriz na noite dessa quinta-feira (18) em uma Unidade de Terapia ...