terça-feira, 13 de dezembro de 2011

‘Tragédia anunciada’, diz Marreca sobre assassinato de secretário de Magalhães de Almeida

Rosário-MA: O presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM), prefeito Junior Marreca, comentou, no domingo (11), o que chamou de “tragédia anunciada”, referindo-se ao latrocínio do secretário de Finanças do Município de Magalhães de Almeida.
 

Fenelon Candeira Caldas foi vítima de latrocínio na MA-034, com um tiro na boca, na tarde de sexta-feira (9), quando voltava de São Bernardo com o dinheiro para o pagamento dos funcionários da Prefeitura. A vítima estava acompanhada do irmão do prefeito de Magalhães de Almeida, identificado como Raimundo Nonato, que também foi atingido com um tiro no ombro.

Segundo a polícia, a vítima estava em um Honda Civic de placas NHO-0003 de propriedade do prefeito de Magalhães de Almeida, Neto Carvalho, quando, a 20 km de chegar ao destino, foi abordado por quatro homens armados em uma Hilux que disparam contra o veículo.

Marreca lembra que o crime foi cometido justamente no dia em que ocorre o maior repasse do ano na conta do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). “Além da 1ª cota do mês, também foi efetuado o repasse do 1% do FPM. Isso mostra que os bandidos já conhecem as rotinas administrativas dos municípios e, com a necessidade de deslocamento de uma cidade para outra, fica mais fácil a ação criminosa”, disse ele.

Para o presidente, a falta de agências bancárias nos municípios e o fato de o Estado não intensificar a segurança nos dias em que a movimentação financeira é maior nas cidades do interior do estado favorecem a atuação das quadrilhas.

“A instalação de mais agências bancárias nos municípios tem sido uma reivindicação constante da FAMEM. Já mantivemos reuniões com as superintendências do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal e mesmo dos bancos privados, para que instalem novos postos nas cidades onde eles não existem. Não é só uma questão de conforto. Como todos puderam ver, agora, após essa tragédia anunciada, a abertura das agências é, primordialmente, um questão de segurança”, completou lembrando que, recentemente, o Banco do Brasil anunciou, após conversas com a Federação, a criação de dez novas agências no estado e a contratação de 500 funcionários.

Ele ressaltou, também, que a falta de acesso à Internet em praticamente todo o interior do estado limita a possibilidade de utilização dos chamados gerenciadores financeiros. “O acesso à Internet no interior do estado, como sabemos, é ínfimo, e ações que poderiam ser resolvidas via gerenciadores bancários são impossíveis sem acesso à grande rede”, finalizou.
Tesoureiro Fenelon Caldas chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.
                                                                             

Nenhum comentário:

Assembleia Legislativa do MA rejeita concessão de medalha a Michelle Bolsonaro

Nesta quinta-feira (18), a Assembleia Legislativa deliberou sobre a concessão da Medalha do Mérito Legislativo ‘Manuel Beckman’ à ex-primeir...