segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Escolas e municípios já podem aderir aos JEMs 2013

Instituições de ensino e os municípios têm até março para entregar o termo de adesão.
 
A Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel) abriu prazo para que escolas da rede pública e privada e municípios possam aderir aos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs), que em 2013 chegam à sua 41ª edição. De acordo com o calendário oficial dos JEMs, divulgado pela Sedel em seu site (www.esporteelazer.ma.gov.br), as instituições de ensino e os municípios interessados em participar da maior competição estudantil esportiva podem têm até o dia 29 de março para entregar o termo de adesão na sede da Secretaria localizada na Travessa Guaxenduba, nº 100, no Complexo Esportivo e de Lazer do Outeiro da Cruz.

Os termos de adesão dos JEMs 2013 podem ser obtidos no site da Sedel. Após o devido preenchimento do documento, todas as instituições de ensino e municípios participantes dos JEMs 2013 terão um mês para inscreverem os alunos/atletas na competição deste ano. Ainda de acordo com a Sedel, a primeira seletiva dos Jogos Escolares começará no mês de maio com as disputas da Etapa Metropolitana/Municipal. Esta primeira fase terminará somente no fim do mês de junho.

Em seguida, serão realizadas outras duas seletivas, que corresponderão às etapas Regional e Inter-regional, para que sejam definidos as equipes classificadas para a Etapa Estadual dos JEMs, que tradicionalmente é realizada em São Luís em dois períodos do ano.

O primeiro período da Etapa Estadual ocorrerá entre os dias 3 e 17 de agosto com as disputas finais da categoria Infantil (de 12 a 14 anos). Nesta mesma época, a Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel) também irá promover a Paralimpíada Escolar.

Já as finais dos JEMs da categoria Infanto (de 15 a 17 anos) estão marcada para ocorrer entre 18 de setembro e 4 de outubro.

Vale destacar que os campeões dos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs) serão os representantes do Maranhão nas Olimpíadas Escolares, principal evento escolar do país. Este ano, as disputas das categorias Infantil e Infanto serão realizadas, respectivamente, nas cidades de Natal/RN e Belém/PA.

Outras informações sobre os JEMs 2013 poderão ser obtidas pelo telefone 2109-2009 ou pelo site da Sedel. O endereço é o www.esporteelazer.ma.gov.br.

Calendário dos JEMs 2013

Reunião técnica e lançamento oficial – 1º/03

Período de adesão (escolas e municípios) – até 29/03

Período de inscrições – de 02/04 a 27/04

Reuniões regionais – 02/04 e 27/04

Etapa Metropolitana/Municipal – 1º/05 a 30/06

Etapas Regionais – 1º/07 a 29/07

Etapa Inter-Regional (Infantil) – 1º/08 e 02/08

Etapa Estadual (Infantil) – 03/08 a 17/08

Paralimpíada Escolar – 03/08 a 17/08

Etapa Inter-Regional (Infanto) – 19/09 e 20/09

Etapa Estadual (Infanto) – 21/09 a 04/10

2 comentários:

Anônimo disse...

Lembrando ao secretário Silvestre caladinho não faz nada Teles que o esporte não se resume a um amistoso de nossos jovens contra um time de anões. Espero que ele faça mais para merecr os cinco mil reais que vai ganhar pelo mês de serviço na pasta que mais tem funcionários contratados ociosos

Anônimo disse...

Lembrando ao secretário Silvestre caladinho não faz nada Teles que o esporte não se resume a um amistoso de nossos jovens contra um time de anões. Espero que ele faça mais para merecr os cinco mil reais que vai ganhar pelo mês de serviço na pasta que mais tem funcionários contratados ociosos

MPMA constata irregularidades em escolas estaduais em Rosário e Bacabeira

O Ministério Público do Maranhão concluiu nesta segunda-feira, 25, inspeções em escolas da rede estadual de educação nos municípios de Rosár...