segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Após insultos a índios, PCdoB repudia Fernando Furtado, mas não anuncia qualquer punição

A Comissão Estado do PCdoB no Maranhão repreendeu o deputado estadual Fernando Furtado (PCdoB) depois de ele referir-se a indígenas como “veadinho”, “boiola” e sugerir que morressem de fome “não consegue trabalhar” (reveja).

Segundo o partido, a manifestação do parlamentar foi “não apenas índios e homossexuais, como também a história e o programa do Partido Comunista do Brasil, sempre à frente das lutas pela garantia da igualdade e dos Direitos Humanos”.

Apesar da repreensão pública, o primeiro comunicado do partido após a revelação dos insultos de Furtado não sugere qualquer outra punição ao deputado, a não ser a recomendação de que ele se retrate publicamente.

“No entendimento do partido, trata-se de uma equivocada manifestação individual do deputado Fernando Furtado, pelo que se espera do parlamentar a devida retratação em relação aos indígenas, aos homossexuais; e ao  partido”, completa.

Veja abaixo a íntegra da nota.

NOTA DE ESCLARECIMENTO
Em relação às declarações do deputado Fernando Furtado, o PCdoB Maranhão, por sua Comissão Política Estadual, esclarece:
1. As declarações do deputado ofendem não apenas índios e homossexuais, como também a história e o programa do Partido Comunista do Brasil, sempre à frente das lutas pela garantia da igualdade e dos Direitos Humanos;
2. Consideramos a declaração do deputado uma falta grave cometida contra  índios, homossexuais e com o nosso partido, razão pela qual a repudiamos publicamente;
3. No entendimento do partido, trata-se de uma equivocada manifestação individual do deputado Fernando Furtado, pelo que se espera do parlamentar a devida retratação em relação aos indígenas, aos homossexuais; e ao  partido;
4. O PCdoB reafirma seu irrestrito compromisso com a proteção aos direitos dos povos indígenas e contra quaisquer manifestações de conteúdos homofóbicos.
São Luís, 21 de setembro de 2015


Do blog do Gilberto Léda

Nenhum comentário:

Prefeito Calvet Filho denunciou a Titara para o MPMA e empresa foi obrigada adotar medidas no aterro em Rosário

O prefeito do Município de Rosário, Calvet Filho denunciou a empresa Titara, sobre o forte mau cheiro do Aterro Sanitário, durante uma reuni...