domingo, 22 de outubro de 2023

1º Festival Rei Buriti em Barreirinhas celebra cultura e sustentabilidade do artesanato


O Festival é uma celebração das conquistas alcançadas pelos empreendedores, pela criatividade em usar a fibra para o artesanato e, principalmente, pelo uso sustentável.

No Maranhão, o artesanato transcende o mero ato de criar peças decorativas e utilitárias, indo além para abranger aspectos culturais, históricos e econômicos. Em Barreirinhas, essa tradição tem como símbolo o buriti, palmeira da qual se extrai a matéria-prima para obras artesanais, móveis, doces, licores e alimentos. 

Além de perpetuar a cultura local, os artesãos que trabalham com o buriti promovem práticas sustentáveis ​​e movimentam a economia da região. Com o propósito de enfatizar a importância do artesanato para o território, o Grupo de Artesãs de Barreirinhas promove o 1º Festival Rei Buriti, com o apoio do Sebrae, Prefeitura de Barreirinhas e IFMA. O festival ocorrerá nos dias 26, 27 e 28 de outubro no Centro de Artesanato do município.

Luciana Santos, artesã da comunidade de Boa Vista - Barreirinhas, com sua produção de fibra do buriti


Objetivos - O Festival também objetiva conscientizar e fortalecer a cultura, as tradições locais, além de valorizar o fruto buriti, que é típico da região. “O buriti é tudo na vida do artesão. É dele que tiramos o nosso sustento e também a fibra para fazermos o artesanato, o fruto para produzirmos doces e licores, os talos para produção de móveis rústicos e ele ainda serve como adubo para a própria cultura. Tudo no buriti é utilizado pelo artesão e é por essa importância que ele deve ser chamado de ‘Rei Buriti’”, explicou, com a sabedoria e tradição de quem vive da palmeira, a artesã Luciana Santos Silva. 

Durante o evento serão realizadas exposições sobre a história do buriti, documentários, gastronomia e produtos naturais feitos a partir do buriti. Também acontecerão palestras e rodas de conversas destacando a importância da cultura para o ecossistema e a sustentabilidade ambiental e econômica da região. No encerramento, a festa está garantida com a participação do Boi Barrica, cujo indumentárias são produzidas com o linho de  buriti de Barreirinhas.  

“O Sebrae Maranhão apoia o 1° Festival Rei Buriti, por ser um evento que vem marcar a trajetória de desenvolvimento do Artesanato na Região. Somos parceiros do artesanato na região dos Lençóis, contribuindo para o fortalecimento desta cadeia, levando conhecimento no âmbito da gestão, empreendedorismo e oportunidades de acesso ao mercado, além das consultorias para melhoria e desenvolvimento de novos produtos”, destacou a coordenadora do NAE do Sebrae em Barreirinhas, Jeane Soeiro.

Para a artesã, Luciana Santos, o festival não é apenas uma homenagem ao buriti, mas também um lembrete da importância de proteger esse patrimônio natural e cultural. “No festival, pretendemos compartilhar nossos conhecimentos com os visitantes e moradores do nosso município. O que vivemos por meio do buriti é cultura, identidade e tradição”, frisou a artesã.

Nenhum comentário:

SESI-MA desvaloriza a Cultura de Rosário, durante inauguração de unidade no Município

  Nesta quarta-feira, dia 10 de abril, às 16 horas, durante a  inauguração do Serviço Social da Indústria ( SESI-MA ),   do Centro de Atendi...