domingo, 2 de junho de 2019

População de Bacabeira faz manifestação contra a falta de respeito na educação do município

 Por Rony Cordoso
Na tarde dessa sexta-feira, 31/05, vários pais de alunos da cidade de Bacabeira (MA) se organizaram em uma manifestação pacífica na porta da secretaria de educação e em frente da sede da prefeitura. O objetivo do manifesto era em prol de melhores condições na Infraestrutura da Escola Wilson Felix, localizada em Periz de Cima, zona rural da cidade, e do retorno da Diretora que teria sido exonerada por solicitar melhorias na unidade, onde nem mesmo o básico havia para atender as necessidades dos alunos.

Com um abaixo assinado em mãos, onde haviam assinaturas de pais, e demais cidadãos da comunidade, o grupo se deslocou até secretaria para tentarem ser atendidos pela atual Secretária de Educação, mas foram informados por um servidor que a secretária não respondia mais pela pasta e acabou entrando em contradição logo em seguida. O certo é que não foram atendidos por nenhum titular. Um servidor do setor administrativo conversou com o grupo e ouviu as demandas dos manifestantes. Entre as reclamações, estava a falta de condições físicas do prédio, mudança de fase elétrica, que tem causado transtornos, quadro para sala de aula e uma explicação dos motivos que levaram a exoneração da antiga gestora e seu pronto retorno para unidade escolar.

Ao se dirigirem até a prefeitura também não encontraram a gestora e foram recebidas apenas chefe de gabinete, que segundo ele, nem mesmo sabia que a diretora havia sido exonerada. O abaixo assinado foi entregue e protocolado pelos secretários da prefeitura na esperança de que chegue até prefeita e sejam atendidos os apelos dos pais de alunos que foram reivindicar seus direitos.

Durante a manifestação foram acionados a Guarda Municipal e Policia Militar, sendo que os manifestantes questionaram as presenças por eles estarem apenas querendo falar com a Prefeita ou secretaria de Educação e nem mesmo se atreveram entrar nos estabelecimentos e pelo histórico que a cidade tem, na atual gestão, de acionar a polícia todas as vezes que alguém tenta reclamar seus direitos.

Segundo o funcionário, a falta de infraestrutura da escola já está sendo resolvido, mas quanto o retorno da Diretora caberá apenas o prefeito resolver (sim, pois em Santa Rita e Bacabeira sabemos que é um prefeito só).


 Nossa equipe se deslocou até a escola Wilson Félix para apurar se realmente estavam sendo realizadas as melhorias no prédio nos deparamos com um cartaz que informava sobre o fato de não haver aula no período vespertino por causa de “alguns reparos”, sendo, que ao ser questionado sobre o período das reformas, o funcionário informou que poderia levar até mesmo uma semana para ser resolvido o problema. Ao ser questionado sobre as aulas perdidas, o funcionário limitou-se a dizer que tais aulas serão recuperadas.

Baixo Assinado


Baixo Assinado






Nenhum comentário:

Assembleia Legislativa do MA rejeita concessão de medalha a Michelle Bolsonaro

Nesta quinta-feira (18), a Assembleia Legislativa deliberou sobre a concessão da Medalha do Mérito Legislativo ‘Manuel Beckman’ à ex-primeir...