quarta-feira, 4 de setembro de 2019

SÃO LUÍS 407 ANOS: GOVERNO DO ESTADO INSTALA O BATALHÃO TIRADENTES NA AVENIDA JACKSON LAGO

Batalhão Tiradentes que será entregue na área da Avenida Jackson Lago
Moradores dos bairros localizados ao longo da Avenida Jackson Lago, em São Luís, ganham um importante aliado ao enfrentamento à violência, a prevenção e ao combate das drogas na região. Trata-se do Batalhão de Tiradentes, equipamento público que será inaugurado, no início deste mês, como parte das comemorações do aniversário de São Luís.
O secretário de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano, Rubens Pereira Junior, informa que o projeto de urbanização da área da Avenida Jackson Lago contempla a construção de escola de ensino fundamental, Unidade Básica de Saúde (UBS), delegacia, um Batalhão da Polícia militar, creche, quadra poliesportiva e ciclovia.

A prioridade do governador Flávio Dino, segundo o secretário, é entregar à comunidade o equipamento público onde será instalado o Batalhão Tiradentes como forma de dar mais segurança ao local, as pessoas que vivem, trabalham e trafegam ao longo da via.

“A segurança é um dos pilares da gestão do governador Flávio Dino, o Batalhão na Avenida Jackson Lago intensificará a interação das equipes policiais com a população das proximidades, relacionando-os com a comunidade para que os problemas sejam identificados e resolvidos”, afirmou Rubens Pereira Junior.

Para a moradora do bairro Liberdade há 50 anos, Aldenora Sousa a instalação do Batalhão é um anseio antigo da comunidade. “Temos muito agradecer ao governador em perceber a importância da efetivação de políticas de segurança pública no bairro da Liberdade. A participação da Polícia Militar no cotidiano da comunidade, voltada para o cidadão, vai proporcionar uma convivência mais tranquila e segura para todos”, afirmou.

O servidor público, morador do bairro da Alemanha, Jose Antonio Barros, que usa frequentemente a via para chegar ao seu local de trabalho, disse que o Batalhão Tiradentes é um grande reforço na segurança da região e da avenida. “A noite ou nos feriados tenho receio em trafegar pela área. Agora, com a presença da PM, tudo vai mudar e para melhor”, comemora.

O conselheiro tutelar da área da Liberdade, Edilson Ribeiro ressalta que o Batalhão da Polícia Militar do Maranhão (PMMA) agrega valor ao trabalho que é desenvolvido pelo órgão. “Será um parceiro importante na prevenção da violência e do combate as drogas; com ações envolvendo as crianças e os adolescentes e principalmente nas ações integradas que visam a garantia de direitos”.

Integrante do Fórum da Liberdade e membro do conselho comunitário de segurança, Aurinéia de Jesus Silva afirmou que todos recebem, de braços abertos, o Batalhão Tiradentes no bairro da Liberdade. “É uma conquista das lideranças e da comunidade, estamos disponíveis para trabalharmos em conjunto, com objetivo de promover ações e projetos que promovam a paz, a solidariedade e a segurança que tanto precisamos”.

“É compromisso com o trabalho, planejamento das ações e reconhecimento do policial são as marcas da gestão Flávio Dino na condução da segurança pública”, avalia o secretário de Estado de Segurança Pública (SSP-MA), Jefferson Portela.

O comandante do Batalhão Tiradentes, coronel Raimundo Andrade explicou que o Governo do Estado tem ações como o Pacto pela Paz, que dialoga, permanentemente, com a população acerca de estratégias para a melhoria da segurança pública.

“A ocupação do bairro através de uma unidade policial de grande estrutura, onde tem condições de planejamento, conforto, auditório para os policiais, vai propiciar que a comunidade crie uma referência. Vamos trabalhar em parceria com a comunidade, com o propósito de integrar ações que promovam cidadania e a paz social, bem como intensificar o trabalho de prevenção e de combate às drogas”, afirmou o comandante.

Raimundo Andrade reforça a importância do serviço de segurança feito pelo Batalhão Tiradentes por meio do disque-denúncia, pelo telefone (98) 98876-0176. O serviço que tem como objetivo agilizar o atendimento à população e contribuir para a redução da criminalidade na capital. É um serviço gratuito e totalmente sigiloso.

Batalhão Tiradentes
O Batalhão Tiradentes, instituído em 04 de abril  de 2016, tem a atribuição constitucional de executar o policiamento ostensivo e preventivo na preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, com abrangência territorial em todo o Estado do Maranhão, notadamente na Região Metropolitana de São Luís. A dinâmica do serviço policial compreende uma atuação forte no combate aos assaltos a coletivo.
A sede do Batalhão consiste em um auditório, oito salas, sendo uma de videomonitoramento, banheiros e estacionamento e contará com um contingente de aproximadamente 300 policiais que atuará nos bairros que integram o projeto PAC Rio Anil e áreas adjacentes. O equipamento, inicialmente, opera com 150 motocicletas Honda XR 300 e contará, ainda, com oito viaturas para as ações de melhoria dos índices de segurança pública na região.

Nenhum comentário:

Motorista dorme ao volante e atropela duas crianças e moradores bloqueiam BR- 402 em Rosário.

Um acidente foi registrado na tarde deste domingo (17), no Km 15 da BR-402, nas proximidades do povoado Nambu Açu de Cima, localizado no ...