A cidade de Rosário, porta de entrada para os Lençóis Maranhenses, conta com
um novo e moderno ponto turístico e cultural. Isso porque, nesta sexta-feira
(20), o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, inaugurou a revitalização e
requalicação urbana do Complexo Ferroviário de Rosário, símbolo do
desenvolvimento social e econômico da região no século XIX. A obra contou com
recursos do Ministério do Turismo, que somam R$ 7,5 milhões, e é uma das
mais de 850 que já foram entregues pela Pasta em todo o Brasil neste ano.
Pela primeira vez no estado do Maranhão, o ministro Marcelo Álvaro Antônio
parabenizou a população pela obra e destacou os avanços do turismo. “O
turismo cresceu dia a dia ao longo do ano de 2019 e acredito que possa crescer
ainda mais em 2020. Junto com o Iphan, vamos fazer um trabalho que irá
proporcionar o aproveitamento dos patrimônios históricos do Brasil, conciliando
a conservação e potencialidade”, destacou o ministro.
Com a revitalização o local trouxe mais espaços com a exposições que contarão a história e apresentação o Patrimônio Cultural de Rosário. Além disso a população local e os turistas terão à disposição uma biblioteca, salas para desenvolvimento de atividades administrativa, ateliês para realização de cursos, venda de produtos artesanais e um cinema\auditório com capacidade para 83 lugares. Também faz parte da obra do Complexo Ferroviário a construção de um novo prédio, que já abriga as atividades da Secretaria de Agricultura
Além do ministro do Turismo, a cerimônia contou ainda com a
participação do presidente substituto do Instituto do Patrimônio Histórico e
Artístico Nacional (Iphan), Robson de Almeida; do superintendente do Iphan no
Maranhão, Maurício Itapary; prefeita de Rosário, Irlahi Moraes , deputados federais, vereadores, Secretários Municipais e a população.
COMPLEXO FERROVIÁRIO
– Inaugurada em 1º de junho de 1919, a Estação de
Rosário faz parte da Estrada de Ferro São Luís-Teresina e foi idealizada para ser
uma estação intermediária, mas, por mais de 10 anos, funcionou como estação
terminal para os trens que circulavam entre Rosário e a cidade de Caxias. Assim,
a ponte passou a ligar por via férrea o continente à ilha de São Luís e,
consequentemente, à Estação João Pessoa na capital maranhense.
A edicação da Estação de Rosário foi concebida com dois pavimentos no corpo
principal, onde se exerciam as funções administrativas, de venda de passagens e
sala de espera. Sua implantação corresponde à porção central da esplanada em
que se distribuem os demais prédios do complexo. O mais próximo dela é o
armazém, com planta em formato retangular e telhado em duas águas,
apresentando plataforma de carga e descarga pela linha férrea.
Um pouco distante as oficinas de manutenção eram originalmente duas foram dispostas lado a lado, com a ferrovia passando entre elas. Estas
edicações, verdadeiras naves industriais, comportavam as atividades de
serralheria e carpintaria e apresentavam planta retangular e aspecto interior
diáfano, sendo construídas com tijolos maciços, estrutura de cobertura com
tesouras metálicas e telhas francesas. Trens de passageiros rodaram pela linha
e zeram uso da estrutura do complexo ferroviário de Rosário até o ano de
1991.
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