segunda-feira, 20 de novembro de 2023

CONRE-5 repudia pesquisa divulgada sobre eleição para prefeito de São Luís


O Conselho Regional de Estatística da 5ª Região (CONRE-5) emitiu um comunicado público alertando sobre a divulgação de pesquisas de intenção de votos sem registro em São Luís, no Maranhão e Teresina, no Piauí.

Segundo o CONRE-5, a pesquisa veiculada pela TV Difusora em São Luís e duas pesquisas do instituto “Credibilidade” em Teresina não possuem qualquer vínculo com o conselho.

A empresa “Três Pesquisas”, responsável pelo levantamento em São Luís, não apresenta estatístico registrado no CONRE-5, assim como o instituto “Credibilidade” não possui cadastro nos conselhos de estatística.

O conselho ressaltou a importância de que as empresas responsáveis por pesquisas eleitorais tenham um profissional de estatística devidamente registrado em seu conselho de classe.

Esta medida visa garantir a segurança, credibilidade e qualidade dos levantamentos, permitindo que tais entidades recebam orientações e suporte necessários para o desempenho adequado de suas funções.

Além disso, o CONRE-5 anunciou que a partir de 2024 atuará de maneira mais rigorosa, inclusive com o apoio do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), visando coibir práticas ilegais ligadas ao exercício da profissão, reforçando a importância de preservar a integridade da categoria dos estatísticos.

O Informante 

Nenhum comentário:

SESI-MA desvaloriza a Cultura de Rosário, durante inauguração de unidade no Município

  Nesta quarta-feira, dia 10 de abril, às 16 horas, durante a  inauguração do Serviço Social da Indústria ( SESI-MA ),   do Centro de Atendi...