domingo, 15 de abril de 2012

Divino Maranhão apoia festejo em Rosário

O projeto apoia mais de 190 festeiros abrangendo 30 municípios do Maranhão.

Rosário-MA: O projeto Divino Maranhão 2012 promovido pela Secretaria de Estado da Cultura (Secma), via Superintendência de Cultura Popular, vai realizar as festas do Divino Espírito Santo, no ano do Imperador. O projeto apoia mais de 190 festeiros abrangendo 30 municípios do Maranhão.

De agosto de 2012 a janeiro de 2013, as festas são realizadas nos municípios maranhenses, atendendo programação dos festeiros. O projeto Divino Maranhão dá apoio na realização das festas de: Anajatuba, Aldeias Altas, Bacabeira, Bequimão, Cantanhede, Caxias, Cajapió, Cajari, Cedral, Codó, Guimarães, Humberto de Campos, Icatu, Itapecuru-Mirim, Matinha, Miranda do Norte, Mirinzal, Paço do Lumiar, Palmeirândia, Penalva, Pinheiro, Pindaré-Mirim, São Bento, São João batista, São José de Ribamar, Rosário e Viana, São Luís e Alcântara.

"O projeto Divino Maranhão tem por meta apoiar e incentivar os festejos do Divino Espírito Santo do Maranhão, contribuindo no processo de preservação e dinamização da diversidade do ciclo das festas e procura incentivar a criação de produtos culturais alusivos aos festejos do Divino, como doces de espécie, artesanato, bebidas e comidas típicas da festa, além de proporcionar pesquisas e oficinas relacionadas à Festa contribuindo no processo de manutenção ritualística e das características nos aspectos religioso e votivo, no intuito de transmitir os saberes entre as gerações", justifica Sebastião Cardoso, diretor do Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho da Secma.

As informações são da Secom.

Nenhum comentário:

SESI-MA desvaloriza a Cultura de Rosário, durante inauguração de unidade no Município

  Nesta quarta-feira, dia 10 de abril, às 16 horas, durante a  inauguração do Serviço Social da Indústria ( SESI-MA ),   do Centro de Atendi...