quarta-feira, 4 de abril de 2012

Lobão diz que Refinaria Premium I em Bacabeira, já tem 40% e 50% de sua terraplanagem pronta

Lobão diz que Brasil é exemplo na universalização da energia
Palestrante de hoje da Conferência Internacional de Direito Ambiental, ministro prevê que, mesmo com as chuvas, as obras do empreendimento seguirão cronograma 
 
O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão (PMDB), calculou entre 40% e 50% o volume de obras já concluídas da fase de terraplanagem da Refinaria Premium da Petrobras, em Bacabeira. O ministro reconhece 'certo atraso nesta etapa', que atribui às chuvas intensas que caem sobre o Maranhão nesta época do ano. Mas garante que isso não atrapalhará o cronograma da obra. "Se houver atrasado, será de seis meses a um ano. Mas isso já estava previsto no cronograma", afirmou Lobão.

O ministro está em São Luís para participar da Conferência Internacional de Direito Ambiental, que a seccional maranhense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MA) promove em São Luís desde segunda-feira. Ele vai falar sobre 'Energias renováveis e as perspectivas energéticas do Brasil' neste campo. A palestra de Edison Lobão está marcada para as 11h30, no Centro de Convenções do Hotel Luzeiros.

Ao receber O Estado em seu apartamento, em São Luís, Lobão estava chegando de um compromisso ministerial em Fortaleza (CE). Falou sobre o desempenho de sua pasta e o destaque que o Brasil está tendo, sobretudo no que diz respeito às chamadas matrizes energéticas de energia limpa. "O sucesso do Brasil é tanto que o secretário-geral da ONU [Organização das Nações Unidas] convidou a mim para ser seu assessor especial no que diz respeito à implantação de energia limpa e renovável no mundo", revelou.

De acordo com Lobão, o Brasil tem sido exemplo para o mundo na universalização da energia elétrica, com o programa "Luz Para Todos", por isso o interesse da ONU. "O Luz Para Todos é o maior programa social do mundo. São 15 milhões de brasileiros beneficiados. Só o Maranhão tem 10% disso", disse o ministro. Ele destacou o papel da governadora Roseana Sarney (PMDB) na complementação do programa federal. "Aqui no Maranhão, a complementação feita pela governadora Roseana Sarney é o pagamento das contas de energia da população de baixa renda", disse.

Palestra - Lobão explicou que na palestra aos membros da OAB vai falar sobre energias renováveis que servem de modelo para o mundo e em que patamar o Brasil se encontra neste debate. "Este tema será abordado com muita força na Rio+20, conferência sobre o meio ambiente que acontecerá em junho no Brasil", disse ele.

Palestrante internacional, Lobão ressaltou que tem visto mundo afora uma preocupação com a preservação do meio ambiente, o que leva a estudos cada vez mais intensos sobre opções de energias limpas. "E os advogados não podem ficar fora deste debate", pregou o ministro de Minas e Energia.


(Fonte: O Estado do maranhão)

Nenhum comentário:

Aluísio Mendes aponta falta de maturidade e coerência de Felipe Camarão

O vice-governador do Maranhão, Felipe Camarão (PT), foi alvo de críticas por retirar seu apoio ao empresário Fred Campos após o Republicanos...