quinta-feira, 26 de abril de 2012

Secretaria de Saúde promove semana de combate à hipertensão em Bacabeira

Bacabeira-MA: Ocorre durante toda esta semana, em Bacabeira, uma mobilização da Secretaria de Saúde do município com o objetivo de conscientizar a população sobre a gravidade do problema da hipertensão, além de educar com medidas preventivas e de combate à doença.

Segundo a secretária de Saúde, Espírito Santo de Maria, a importância desse tipo de mobilização é reforçar os trabalhos que já são feitos ao longo do ano com o objetivo de acompanhar a população de hipertensos do município.

'A hipertensão é uma doença que expõe a pessoa a riscos de morte seríssimos, através, por exemplo, de enfarto, de AVC (Acidente Vascular Cerebral) e problemas renais. Então, nesta semana, fazemos um trabalho de intensificação de nossas atividades para mostrar às pessoas a gravidade do problema. É uma doença que muitas vezes é assintomática, então as pessoas precisam ser constantemente educadas e lembradas sobre quais são os fatores de risco, como prevenir e como combater', explicou Espírito Santo.

A intensificação encontra sua culminância no dia 26 de abril, o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial. Nele, além das atividades da semana, serão montadas barracas em lugares estratégicos de concentração de público, como as praças do município. Nessas barracas, equipes compostas por enfermeiras e nutricionistas prestarão os já tradicionais serviços de aferição de índice glicêmico e pressão arterial, enquanto atualizam o cadastro das pessoas que comparecerem.

Os profissionais envolvidos farão, ainda, o trabalho de orientação do público os quais são, como já mencionado pela secretária, como identificar o problema e seus fatores de risco - incluindo a obesidade, como prevenir e combater o problema e qual a dieta que o hipertenso deve adotar. Todos os centros e postos de saúde do município vão enfocar a conscientização, porque já operam rotineiramente com as aferições descritas.

Nenhum comentário:

Aluísio Mendes aponta falta de maturidade e coerência de Felipe Camarão

O vice-governador do Maranhão, Felipe Camarão (PT), foi alvo de críticas por retirar seu apoio ao empresário Fred Campos após o Republicanos...