terça-feira, 14 de abril de 2015

JEMs 2015 alcançam maior adesão já registrada na história dos jogos

Os Jogos Escolares Maranhenses (JEMs) deste ano alcançaram a maior adesão já registrada na história da competição estudantil. A Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel) registrou inscrições de 95 municípios do Maranhão para disputar os jogos, reunindo cerca de 50 mil estudantes de 1.600 escolas de todo o estado.

Em relação ao ano passado, quando 64 municípios participaram da competição, a adesão aos JEMs deste ano cresceu 48%. O número é resultado da política desenvolvida pelo Estado para levar as ações governamentais a todos os maranhenses, com um trabalho de divulgação e mobilização dos municípios para promover o crescimento quantitativo e qualitativo dos JEMs.

“O governo Flávio Dino acredita no esporte enquanto instrumento de desenvolvimento social e está comprometido com a execução de políticas públicas que tragam mais participação e mais interação. Agora que já aumentamos o número de municípios nos JEMs vamos trabalhar para melhorar a qualidade dos jogos, oferecendo logística mais adequada na etapa estadual e cursos de capacitação para os professores de esporte dos municípios”, destaca o secretário do Esporte Lazer, Márcio Jardim.

O lançamento dos JEMs 2015 ocorrerá no dia 28 deste mês, com a presença do governador Flávio Dino e do treinador de futebol e ex-jogador Arthur Antunes Coimbra (Zico).

“Estamos convocando para essa cerimônia os diretores de escola, professores e equipes de atletas que irão prestigiar o momento em que o governador Flávio Dino fará o lançamento dos JEMs, anunciando que os municípios já podem iniciar a realização dos seus jogos. Nesse sentido, a Sedel está oferecendo orientação técnica e suporte para os municípios, especialmente os de menor IDH, por meio de cursos de formação na área do esporte”, explica a secretária adjunta de Esporte Educacional da Sedel, Joslea Rodrigues.           

Mais IDH

Alinhada às diretrizes do governo Flávio Dino, a Sedel dialogou com os municípios participantes do programa Mais IDH, a fim de estimular os gestores a participarem da 43ª edição dos JEMs. Dos 30 municípios, onze estão inscritos na competição: Afonso Cunha, Água Doce do Maranhão, Aldeias Altas, Amapá do Maranhão, Belágua, Cajari, Milagres do Maranhão, Pedro do Rosário, São João do Sóter, São Raimundo do Doca Bezerra e Serrano do Maranhão.

Para o superintendente de Articulação com os Municípios e membro da comissão de acompanhamento, avaliação e fiscalização dos JEMs, Maxwell Guerra, a inclusão dos municípios é significativa. “Antes, apenas três municípios de menor IDH participavam dos jogos. Este ano alcançamos um aumento de quase 300% nessa participação, com 11 municípios”, destaca.

Sobre o trabalho de mobilização dos municípios durante o prazo de adesão aos JEMs, Maxwell ressalta que o objetivo de aumentar a participação nos jogos foi alcançado. “Recebemos os JEMs com participação de 64 municípios e com a incumbência de superar essa marca. Dialogamos bastante com os gestores sobre a importância do desenvolvimento do esporte escolar nas cidades e empenhamos o total apoio da Sedel no sentido de garantir que os jogos municipais tenham êxito para que atletas de todo o Maranhão cheguem à etapa regional. É motivo de orgulho termos contribuído para alcançar a maior participação já registrada nos JEMs”, afirmou.

Os 94 municípios participantes dos jogos escolares foram agrupados em seis regionais, que serão realizadas no mês de julho. As cidades que irão sediar as etapas regionais são: Passagem Franca (Regional Sul), São Mateus do Maranhão (Regional Nordeste), Imperatriz (Regional Oeste), Caxias (Regional Leste), São Domingos do Maranhão (Regional Centro) e Pinheiro (Regional Noroeste).

A Sedel realizou vistorias técnicas nas cidades que sediarão as regionais dos jogos. “O objetivo das visitas técnicas é vistoriar as praças esportivas desses seis municípios e fazer reuniões com os gestores de esporte e professores, para dar esclarecimentos sobre o regulamento e calendários dos jogos. Em todas as reuniões foi efetiva a participação dos municípios e a expectativa deles é enorme, principalmente, para quem vai participar dos JEMs pela primeira vez”, explica a diretora-geral adjunta dos JEMs, Rosiléa Cutrim.

Calendário JEMs 2015

A etapa metropolitana, que envolve escolas dos municípios de São Luís, Raposa, São José de Ribamar e Paço do Lumiar, está marcada para os meses de maio e junho. Ao todo, 121 instituições de ensino irão participar dessa fase dos JEMs. Nos meses de agosto e setembro serão realizadas a etapa estadual (infantil e infanto) e os Jogos Paralímpicos Escolares Maranhenses (ParaJEMs).

Os JEMs constituem a maior competição estudantil do Maranhão, promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel). A competição é composta por 22 modalidades, disputadas nas categorias infantil (12 a 14 anos) e infanto (15 a 17 anos).

Nenhum comentário:

TCE aponta falta de transparência no governo de Fernanda Gonçalo

Na contramão do que determina a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e Lei da Transparência, a gestão da prefeita Fernanda Gonçalo está c...