quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Caema será multada por poluição do Rio Calhau em São Luís

A mancha escorreu do Rio Calhau e desembacou no mar a lado parquinho da Litorânea
A Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) será multada pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente de São Luís pela poluição, constatada nesta quarta-feira (12), da foz do Rio Calhau – localizada na praia do Calhau (ao lado da área do parquinho da avenida Litorânea). De acordo com a pasta municipal, nos próximos dias, a Caema deverá ser notificada sobre a sanção.

A Semmam não informou qual o valor da multa e se a Companhia poderá recorrer. Técnicos do Município deverão colher, nos próximos dias, amostras da água concentrada nas proximidades do trecho do rio Calhau que desagua no mar e que possui o maior grau de poluição. De acordo com a Semmam, a partir da coleta das amostras, o resultado deverá ser divulgado em no máximo, uma semana.

A pasta informou ainda que as amostras serão encaminhadas para as universidades Federal e Estadual do Maranhão, onde serão verificadas em laboratório. Na quarta-feira (12), O Estado retornou ao trecho do rio citado e constatou que a mancha escura na água permanecia forte. Ao contrário de terça-feira, em que flagraram banhistas a poucos metros da área poluída, ontem não havia nenhuma pessoa tomando banho no trecho

Ainda na terça-feira, dia 11, a Caema – por meio da direção do órgão – informou que o problema (conhecido por biólogos por língua negra, devido ao alto grau de resíduos sólidos lançados em afluentes de rios que desaguam no mar) foi causado por falha “na estação elevatória” da companhia localizada no bairro Cohajap, em São Luís. A Caema informou ainda ontem que a falha já havia sido resolvida desde terça-feira, dia 11, informação esta que foi confirmada ontem (12) pela Semmam, que esteve na estação.

A presença da mancha escura na água causou grande mobilização nas redes sociais. Internautas postaram no Facebook, Instagram e Whatsapp fotos de diferentes ângulos da “língua negra”. A Semmam informou na terça-feira que não foi a primeira vez este ano que a orla de São Luís apresentou dano tão grave como este à natureza. Segundo a pasta, um condomínio da capital maranhense (cujo nome não foi revelado pelo poder público) também foi multado por “lançamento de dejetos” diretamente no mar.

MAIS
Com base em laudos técnicos de balneabilidade da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema), todas as praias de São Luís estão, neste momento, impróprias para consumo. Segundo a Caema, sobre a situação do Rio Calhau, existe um projeto, a ser executado nos próximos meses, de despoluição de suas águas e orçado em R$ 10 milhões. Sobre a aplicação da multa pela Semmam, até o fechamento desta edição, a Caema não se pronunciou a respeito.

Mais – De acordo com a Semmam, além de ser um dano à orla, a mancha também se caracteriza por ser prejuízo ao bioma da região. Segundo a equipe de biólogos da pasta, especialmente nas margens do rio incluindo nesta poluição, há manguezais que, sem a fonte necessária para sobrevivência, estão condenadas.

Nenhum comentário:

VÍDEO: Socorristas atravessam trecho cortado da BR-222 com incubadora e bebê nos braços no Maranhão

Um bebê recém-nascido foi transferido do município de Buriticupu para Imperatriz na noite dessa quinta-feira (18) em uma Unidade de Terapia ...