quarta-feira, 17 de janeiro de 2024

Nenhum candidato do Maranhão alcançou nota mil na redação do Enem


O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou que 60 candidatos tiraram nota mil na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023.

No entanto, nenhum candidato do Maranhão atingiu a nota máxima na redação, segundo dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) nessa terça-feira (16).

Nesta edição, o tema da redação foi: “Desafios para o o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”. A prova de redação exige a produção de um texto em prosa, do tipo dissertativo-argumentativo, sobre um tema de ordem social, científica, cultural ou política.

Os números também mostram dos 60 candidatos que alcançaram a nota mil, apenas quatro candidatos são oriundos da rede pública de ensino, sendo que 40% do total dos estudantes que participaram do exame nacional são da rede pública. 

Apesar da ausência do Maranhão na lista, o Nordeste liderou o ranking, com o total de 25 notas máximas. Foram mais de 165 mil inscritos no Maranhão.

Agora, os estudantes que participaram, nos dois dias de prova, irão disputar as vagas através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Na Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e Instituto Federal do Maranhão (IFMA), serão oferecidas, no total, 7.934 vagas.

Além do Maranhão, Acre, Alagoas, Amapá, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Paraíba, Paraná, Roraima e Rondônia também não tiveram nenhum candidato que tenha alcançado a nota máxima.




Nenhum comentário:

Rosário: JCA é multada em quase 1 milhão por alteração do curso natural do riacho Precaú

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, do município de Rosário, multou nesta segunda-feira, 15, a empresa JCA Empreendimento LTDA por alte...