quarta-feira, 31 de janeiro de 2024

Seminários Preparatórios são realizados em Paço do Lumiar, Axixá e Rosário


 Iniciados no dia 22 deste mês, os Seminários Preparatórios para a II Conferência Metropolitana movimentaram sociedade civil e classe política de Axixá e Rosário. A ação do Governo do Estado, por meio da Agência Executiva Metropolitana (Agem), irá percorrer todos os municípios da Região Metropolitana da Grande São Luís.  

Nesta terça-feira (30), a ação foi realizada em Rosário, onde se reuniram cerca de 100 pessoas para debater assuntos ligados ao saneamento básico, turismo e mobilidade urbana. Durante o evento, os participantes assistiram a vídeos sobre o papel da Agem no contexto metropolitano, bem como sobre os eixos temáticos, Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado (PDDI) e gestão de resíduos sólidos.  

De acordo com o presidente da Agem, Leônidas Araújo, estes seminários são fundamentais para que sejam promovidos diálogos envolvendo o poder público e a sociedade civil. “É uma estratégia que permite conhecer parte da realidade de cada cidade a partir da visão dos habitantes daquele espaço. Isso é fundamental para que se possa pensar no global a partir do local e avançarmos no planejamento de políticas públicas adequadas e que resultem em avanços para a Região Metropolitana da Grande São Luís”, destacou.  

O chefe de Gabinete Alex Martins, que representou o prefeito de Rosário, Calvet Filho, ressaltou a importância da realização dos Seminários Preparatórios para os municípios metropolitanos. “Nosso papel é trabalhar para dar dignidade e melhores oportunidades de vida para a população e, para isso, devemos estar sempre atentos às necessidades do povo e às oportunidades de trazer bons projetos. Esta ação do Governo do Estado configura-se como uma porta de entrada para o encaminhamento de ações que podem gerar benfeitorias para o nosso município”, afirmou.  

A representante da sociedade civil, Nalva Santana, também enfatizou a importância dos Seminários Preparatórios. Segundo ela, essas iniciativas abrem possibilidades de debate conjunto. “E, justamente por essa razão, devem ser aproveitadas pela população, pois, não adianta apenas reclamar. É fundamental conhecer a realidade como um todo e debater propostas”. 

Antes de chegar a Rosário, aconteceram Seminários Preparatórios em Paço do Lumiar (26/01) e Axixá (29/01). Em Paço, o evento foi realizado no auditório da UEB Nadir Nascimento de Moraes, onde diversos representantes da sociedade civil, além de representantes do executivo reuniram-se para assistir aos vídeos explicativos e exposições, realizar o debate sobre os eixos temáticos e eleger os delegados que irão representar Paço do Lumiar na Conferência Metropolitana, que acontece nos dias 14 e 15 de março, em São Luís.

A prefeita Paula Azevedo ressaltou o histórico de projetos que o Governo do Estado, por meio da Agem, vem desenvolvendo com o município. “E este Seminário irá contribuir para reforçar essa parceria, que só tende a trazer benefícios para todos os nossos munícipes, bem como para toda a Região Metropolitana da Grande São Luís, visto que estamos debatendo ações integradas”, afirmou. 

Em Axixá, o Seminário Preparatório mobilizou diversas lideranças comunitárias e culturais. Para o secretário municipal de Administração e Infraestrutura de Axixá, Júnior Gomes, que no evento representou a prefeita Sônia Campos, existe na cidade grande potencial turístico e cultural que pode ser aproveitado em benefício do município e de toda a população. “Estamos abertos a todas as oportunidades que surgirem para Axixá e sabemos que este Seminário é um grande passo para avançarmos nas discussões sobre políticas para nossa região”.

José Domingos Santos, presidente da Associação dos Quilombolas de Axixá, reforçou a fala do secretário Júnior Gomes, e afirmou que a sociedade civil está disposta a discutir e trabalhar por melhorias para todos. “Qualquer batalha que for necessária para trazer melhorias para nosso povo, nós enfrentamos e esperamos que essas discussões em conjunto se transformem em ações que tragam avanços para nossa cidade”.  

Roteiro

Como parte da programação dos Seminários Preparatórios, após as exposições e debates foi realizada a eleição dos delegados, que são representantes da sociedade civil, nos termos do art. 13 da Lei Complementar nº 174, de 25 de maio de 2015. “Esses delegados são representantes dos 13 municípios metropolitanos e que estarão em março na II Conferência Metropolitana da Grande São Luís, quando será realizada a eleição para membros do Conselho Participativo da Região Metropolitana da Grande São Luís (RMGSL)”, explicou Leônidas Araújo.

Os Seminários Preparatórios serão realizados, ainda, nos seguintes municípios:

- Alcântara: 02/02/2024; das 9h às 13h; Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Alcântara (SINSEPMA)

- Bacabeira: 05/02/2024; das 13h às 18h; Centro Administrativo de Bacabeira (BR-135)

- Santa Rita: 06/02/2024; das 13h às 18h; Auditório da SEMED

- São José de Ribamar: 20/02/2024; das 13h às 18h; Auditório da Unidade Plena do IEMA

- Presidente Juscelino: 22/02/2024; das 13h às 18h; Auditório do Sindicatos dos Trabalhadores

- Cachoeira Grande: 26/02/2024; das 13h às 18h; (Sede da Câmara Municipal de Cachoeira Grande)

- Raposa: 27/02/2024; das 13h às 18h; Câmara Municipal de Raposa

- São Luís: 01/03/2024; das 13h às 18h; (local a definir)

Nenhum comentário:

Homem é baleado na cabeça na Vila Pereira em Rosário

Um homem identificado como Josenilton (conhecido popularmente como Natal) foi baleado na cabeça com dois disparos de arma de fogo dentro da ...