segunda-feira, 21 de julho de 2025

Braide anuncia a chegada no Hospital da Criança do exame que previne perda auditiva em crianças


O Hospital da Criança em São Luís, na gestão do prefeito Eduardo Braide PSD, que é referência no cuidado de gestantes e recém-nascidos, agora oferece um novo exame para detecção precoce de perda auditiva em bebês. Trata-se do Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico (PEATE), conhecido pela sigla em inglês BERA. 

"O primeiro exame BERA (com sedação) na rede pública do Maranhão chegou e é no nosso Hospital da Criança!.Ele é fundamental para um diagnóstico mais preciso do autismo e, por ser feito com sedação e equipe especializada, precisa acontecer em ambiente hospitalar. Mais um avanço para muitas mamães atípicas e mais cuidado para os nossos pequenos" destacou o prefeito Eduardo Braide. 



Para que serve o Exame 


O exame BERA é indicado principalmente para avaliar o desenvolvimento e a resposta auditiva de crianças, recém nascidos prematuros, crianças autistas ou com alterações genéticas, como por exemplo a Síndrome de Down.

Além disso, o exame também pode ser feito para diagnosticar a perda auditiva em adultos, investigar a causa de zumbidos, detectar a presença de tumores envolvendo os nervos auditivos ou para monitorar pacientes internados ou em coma.


Como é feito o exame

O exame dura entre 30 e 40 minutos e normalmente é feito feito enquanto se dorme, pois é um exame muito sensível e, assim, qualquer movimento pode interferir no resultado do exame. Caso a criança se movimente muito durante o sono, o médico pode aconselhar fazer a sedação da criança pelo tempo do exame, para garantir que não existe movimento e que o resultado não é alterado.

Nenhum comentário:

Influenciadores do MA são alvos da Operação Dinheiro Sujo por promover jogos ilegais; Justiça autoriza bloqueio de R$ 11 milhões e apreensão de bens

  Na manhã desta quarta-feira (30), a Polícia Civil realizou uma operação para cumprir mandados de busca e apreensão contra cinco influencia...