segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

Unidade Regional de Saúde de Rosário realizou a capacitação para testes rápidos de Dengue, Zika e Chikungunya


Unidade Regional de Saúde de Rosário juntos com seu gestor da Regional de Rosário Willame Anceles,  vem trabalhando forte com sua equipe no combate a Dengue, Zika e Chikungunya
A Unidade Regional de Saúde de Rosário por meio do gestor da Regional Willame Anceles,  realizou  nesta segunda-feira (17), uma palestra  e a capacitação para testes rápidos de Dengue, Zika e Chikungunya, para  enfermeiros do Programa Saúde da Família, farmacêuticos,   bioquímicos e coordenadores setores vetorial dos 12 municípios que compõem a Regional de Rosário.

A palestrante Dra.  Yone Kersia , realizou logo após a sua    palestra, uma aula prática com enfermeiros e farmacêuticos, bioquímicos e coordenadores setores vetorial dos municípios da Regional de Rosário,  para  o testes rápidos para Dengue, ZiKa e Chikungunya.



"Com essa grande palestra da Dra. Yone kersia e a  capacitação dos profissionais para testes rápidos de Dengue, Zika e Chikunguny. A Unidade de Regional de Saúde de Rosário e os 12 municípios que compõem Regional de Rosário, ganham mais uma arma para combater a Dengue, com a realização do tratamento nesta guerra contra o mosquito" destacou Willame Anceles.  

 Veja como é realizado o Testes rápidos.

O teste rápido para Dengue detecta tanto anticorpos para infecções ativas (IgM), quanto para infecções anteriores (IgG), auxiliando no correto tratamento dos casos. Realizado com uma pequena amostra, o teste fornece o resultado em até 20 minutos. Qualquer cidadão que apresente sinais e sintomas da doença pode fazer o teste.

Já o exame rápido da Chikungunya detecta a presença de anticorpos (IgM) infecção ativa no organismo dos pacientes também em apenas 20 minutos. Podem participar desse teste, gestantes e crianças acima de 18 meses que apresentem sinais e sintomas da doença.

A verificação rápida da Zika reage com o anticorpo IgM e identifica infecções recentes, de cinco dias a até duas semanas.

Já a reação do anticorpo IgG, identifica se o paciente foi infectado há mais tempo. Os resultados saem em até 20 minutos, porém por ser necessária uma pequena amostra de soro. `Que pode ser feito através de exames nas Unidades de Saúde dos municípios.

Nenhum comentário:

VÍDEO: Socorristas atravessam trecho cortado da BR-222 com incubadora e bebê nos braços no Maranhão

Um bebê recém-nascido foi transferido do município de Buriticupu para Imperatriz na noite dessa quinta-feira (18) em uma Unidade de Terapia ...