terça-feira, 29 de junho de 2021

Morre o criador do Jogos Escolares Maranhenses Cláudio Vaz, aos 86 anos


Morreu nesta terça-feira (29), em São Luís aos 85 anos, o professor Cláudio Antônio Vaz dos Santos. Ele estava internado há vários dias e foi vítima da Covid-19.

Cláudio Vaz, mais conhecido por Alemão escreveu o seu nome na história do esporte no Maranhão ao criar os Jogos Escolares Maranhenses (JEMs), em 1973.

Cláudio Antônio Vaz dos Santos, Cláudio “Alemão” nasceu em São Luís, no dia 24 de dezembro de 1935. Foi atleta de basquetebol, voleibol, futebol de campo e salão, atletismo e natação. Pertenceu à famosa “Geração de 53” do esporte maranhense, atuante nas décadas de 1950 e 1960.

Em 1971, formado em Economia, foi nomeado coordenador do Departamento de Educação Física, Esportes e Recreação da então Secretaria de Educação e Cultura (DEFER-SEC).

Reestruturou o esporte e a Educação Física maranhenses implantando as escolinhas de esportes no Ginásio Costa Rodrigues, que passaram a funcionar desde as 5 horas até às 23 horas, com atividades como Atletismo, Futebol de campo, salão, voleibol, basquetebol, judô, boxe (que também praticou), karatê, capoeira, xadrez, ginástica olímpica e folclore. Nesse mesmo ano criou o Festival Esportivo da Juventude – FEJ, embrião dos Jogos Estudantis Maranhenses – JEMs.

Alemão deixa seis filhos Cláudia Bogéa Vaz, Andréa Bogéa Vaz, Marcelo Vaz, Natcha Vaz, Maria José Penalber Vaz e Luciana Penalber Vaz.


Via  GE

Nenhum comentário:

CCJ da ALEMA nega Título de Cidadão Maranhense a Bolsonaro

A  Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa do Maranhão (CCJ) negou a proposição que concederia o Titulo de Cidadão Mara...