sexta-feira, 1 de dezembro de 2023

TJMA inaugura revitalização do Fórum de Rosário


O Tribunal de Justiça do Maranhão inaugurou a revitalização, com obras de reforma, do Fórum da Comarca de Rosário, a 67 km de São Luís, nessa quinta-feira (30/11). O presidente do TJMA, desembargador Paulo Velten, entrego a obra pronta na  comarca, destacou a importância para a população e para quem trabalha no Judiciário.

O presidente do Tribunal também conversou com servidores e servidoras sobre as competências socioemocionais e ainda prestou homenagens aos desembargadores Josemar Lopes, nascido em Anajatuba; Gervásio Santos e Manoel Gomes Pereira – este último seu pai e já aposentado – que foram juízes em Rosário e compareceram ao evento. 

O Fórum de Rosário, Comarca de entrância intermediária, na Rodovia MA 402, km 7, próximo à entrada da cidade, no Distrito Industrial, passou por uma reforma geral. Dentre os serviços realizados, o Salão do Júri recebeu pintura, instalação de novas luminárias, portas, houve substituição de fechaduras, instalação de novos pontos de força e pontos de rede de dados na 1ª Vara, além de pintura geral dos ambientes internos e também de toda a área de fachada externa do prédio.



Houve, ainda, substituição da porta de vidro temperado frontal com troca de roldanas, revisão completa das ferragens do conjunto de esquadrias de vidro, implantação de estrutura metálica e cobertura em policarbonato no átrio central, entre os dois blocos do prédio, revestimento cerâmico da mureta frontal, impermeabilização de calhas, substituição de componentes do conjunto de iluminação de toda a edificação, revisão e reparos da rede elétrica de baixa tensão, revisão do sistema de metais sanitários com troca de peças, equipamentos e vasos sanitários, entre outros.

“O que são instituições eficazes? São as instituições que dão a resposta. Nós temos que trabalhar com a eficiência, com a governança – e a gente faz isso –, mas também temos que fazer as entregas”, disse Paulo Velten, ao ressaltar a ideia de resolutividade no Poder Judiciário, em parceria com as instituições que integram o sistema de Justiça, num ambiente de trabalho confortável e eficaz.

“Se nós não entregarmos os resultados para a sociedade, não adianta. A sociedade não vai dar o valor e a respeitabilidade tão fundamental para que a gente possa realizar os nossos serviços”, acrescentou.

A diretora do Fórum de Rosário e juíza da 1ª Vara, Karine Lopes de Castro, destacou o atendimento prestado por servidores e servidoras da Comarca e a importância da revitalização das instalações. “A renovação do espaço físico representa, também, a renovação do nosso compromisso com a busca incansável das soluções aqui almejadas”, comparou.

O prefeito de Rosário, José Nílton Pinheiro Calvet Filho, enalteceu o serviço de reforma do prédio e agradeceu à juíza Karine de Castro, pelas sugestões feitas ao presidente Paulo Velten para a revitalização do Fórum. “Agora nós estamos em um ambiente salubre, um ambiente lindo, que é para atender as demandas populacionais”, disse.

Ex-juiz da Comarca, o desembargador Gervásio dos Santos disse que Rosário representa um marco em sua vida e falou da coincidência de haver participado da inauguração de outra instalação do Fórum, exatamente na mesma data, 31 anos atrás. Saudou servidores(as) com quem trabalhou à época. “Rosário me ensinou a amar a prestação jurisdicional”, revelou, emocionado.


Nenhum comentário:

Braide comemora nota “A” no Ranking de Transparência do TCE-MA

A Prefeitura de São Luís, na gestão do prefeito Eduardo Braide (PSD), segue acumulando resultados positivos no quesito transparência. O mais...