terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Após ter sido pressionado em rede social, Carlos Brandão se posiciona sobre impeachment de Dilma

Vice-governador Carlos Brandão e presidente estadual do PSDB se posicionou contrário à mobilização encabeçada pelo governador Flávio Dino, que é contra o afastamento de Dilma
O vice-governador e presidente da executiva estadual do PSDB no Maranhão, Carlos Brandão, se posicionou favorável ao impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT), após ter sido confrontado por seguidores em seu perfil, em rede social. De acordo com o tucano, a legenda no estado, seguirá o entendimento da direção nacional do partido. O posicionamento de Brandão destoa da postura adotada pelo governador Flávio Dino (PCdoB), que acusa a oposição – incluindo o PSDB – de forçar um golpe contra a petista.
O tucano permaneceu em silêncio até o fim de semana, quando passou a ser provocado por seguidores em rede social a respeito de seu posicionamento sobre o impedimento presidencial.
Isso porque o presidente nacional da sigla, senador Aécio Neves (PSDB), defende o impeachment da presidente Dilma Rousseff.
Um dos seguidores do tucano, Guilherme Diniz, questionou, de forma mais incisiva, o silêncio de Brandão. “O senhor não irá tecer uma linha sobre o impeachment?”, perguntou.
Foi então que Brandão se posicionou. “Somente esta semana a Executiva Nacional entrou em consenso, definitivamente [sobre o tema]. Estamos alinhados com o que diz o partido, não com o que querem que seja dito por A ou B. Portanto, tudo a seu tempo”, justificou.
Pressão–A ofensiva de militantes tucanos e de parte da população sobre Carlos Brandão e demais membros do PSDB do estado, aumentou após o governador Flávio Dino ter iniciado uma movimentação junto aos demais governadores do Nordeste em favor de Dilma. Flávio Dino já chegou a conceder entrevista coletiva, ao lado de líderes políticos, com um exemplar da Constituição Federal em uma das mãos e o argumento de que o impeachment de Dilma trata-se, na verdade, de uma tentativa de golpe contra a democracia.
Somente esta semana a Executiva Nacional entrou em consenso, definitivamente. Estamos alinhados com o que diz o partidoCarlos Brandão, presidente estadual do PSDB
Dentre os supostos golpistas, segundo a interpretação proposta por Dino, estaria o PSDB e suas lideranças, partido presidido por Brandão no estado.
O posicionamento de Carlos Brandão, contudo, ainda é tímida se comparada à representação, no cenário nacional, do PSDB para o processo de impeachment.
Até o momento, nenhuma outra liderança do partido, no estado, com ou sem mandato, posicionou-se sobre o tema. Dentre as principais lideranças estão o deputado federal João Castelo, o secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Neto Evangelista, o ex-deputado Pinto Itamaraty e o deputado estadual Sérgio Frota.
O partido segue cauteloso, no Maranhão, em relação ao tema.
Mais
Apesar de rechaçar o processo de impeachment e os fundamentos levantados pela direção nacional do, o governador Flávio Dino (PCdoB) defendeu o senador Aécio Neves (PSDB) nas eleições presidenciais de 2014. Dino reafirmava posicionamento de unidade com o tucano, apesar da divergência ideológica do PCdoB e PSDB e defendia o discurso político de Neves. Após ter sido iniciada a discussão sobre o impeachment em Brasília, Dino começou a atacar a oposição e classificá-la de golpista. No plano nacional, Dino aproximou-se de Dilma Rousseff (PT) e automaticamente afastou-se de Aécio Neves e demais lideranças políticas do PSDB. Os tucanos, contudo, integram o seu governo no Maranhão.

De OEstado

Nenhum comentário:

Aluísio Mendes aponta falta de maturidade e coerência de Felipe Camarão

O vice-governador do Maranhão, Felipe Camarão (PT), foi alvo de críticas por retirar seu apoio ao empresário Fred Campos após o Republicanos...