terça-feira, 17 de maio de 2016

Aluisio Mendes viabiliza recursos do FNDE para municípios do MA

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) liberou semana passada recursos destinados a obras de construção de escolas, creches e quadras poliesportivas, e à manutenção do serviço de transporte escolar em 13 municípios maranhenses. A regularização dos repasses desses convênios ocorreu após audiência dos prefeitos com o presidente do FNDE, o maranhense Gastão Vieira, intermediada pelo deputado federal Aluisio Mendes.
Recebidos no início da semana por Gastão Vieira, Aluisio Mendes e os prefeitos Cristiane Damião (Bom Jesus das Selvas), Iracema Vale (Urbano Santos), Luziane Lisboa (Santo Amaro), José Martins (Bequimão), Edson Barros Costa Júnior, conhecido como Costinha (Olinda Nova), José Leane (Afonso Cunha) e Tinoco (Aldeias Altas) relataram os problemas ocasionados aos municípios pelo atraso no repasse de recursos do FNDE.
“Muitas obras foram paralisadas e os gestores estavam com dificuldades para manter o transporte escolar com recursos próprios. Após a audiência que tivemos com ele, Gastão Vieira encaminhou os processos para avaliação técnica e cerca de 90% dos repasses foram liberados, pois algumas pendências ainda precisam ser resolvidas pelos municípios”, informou Aluisio Mendes.
O prefeito Costinha disse que, com a liberação dos recursos pelo FNDE, obras que estavam paralisadas já foram retomadas e, com a conclusão das seis escolas, duas quadras poliesportivas e uma creche construídas com essas verbas, a partir de 2017 não existirá mais nenhuma escola de taipa em Olinda Nova do Maranhão. “Esse apoio do deputado é muito importante, pois nos dá acesso aos gestores dos órgãos federais em Brasília e possibilita desentravar o repasse de recursos para melhorar a qualidade da educação em nossos municípios”, enfatizou ele.
Também atendida pela FNDE, a prefeita Iracema Vale comemorou a liberação dos recursos que tornará possível a conclusão de três da cinco escolas que estão em construção no município de Urbano Santos. “Também já estávamos com dificuldade para manter o transporte escolar sem os recursos federais, que não estavam sendo repassados há 90 dias. Agradecemos pelo apoio do deputado Aluisio e do presidente Gastão Vieira, que foram fundamentais para a concretização das melhorias que beneficiarão os nossos alunos”, finalizou.
Afonso Cunha, Aldeias Altas, Alto Parnaíba, Bacurituba, Bom Jesus das Selvas, Governador Luiz Rocha, Grajaú, Lago da Pedra, Olinda Nova, Peritoró, Santo Amaro, Tuntum e Urbano Santos são os municípios atendidos.


Por Gilberto Léda

Nenhum comentário:

Grupo de Wennder Rocha vai com Eduardo Braide 19

Wennder Rocha mostra força vai de Braide 19 com seu grupo O irmão do Senador Weverton Rocha , o candidato a vereador Wennder Rocha (PDT ) vê...