segunda-feira, 2 de maio de 2016

Misericórdia e perdão são debatidos em evento católico em São Luís

Padre Francisco Mendes Lima, da Arquidiocese de Fortaleza
A Comunidade Católica Shalom promoveu durante o fim de semana o Congresso Shalom em São Luís. Com o tema “A Cura pela Misericórdia”, o evento foi uma oportunidade de debater o Jubileu Extraordinário da Misericórdia, um tempo especial que a Igreja Católica vive para promover a conversão e levar o perdão de Deus para todas as pessoas.
O encontro aconteceu neste  sábado (31) e domingo (1) na Universidade Federal do Maranhão. A programação contou com momentos de louvor, adoração, pregações, workshops, confissão, oração e aconselhamento, missa de cura e apresentação do espetáculo "20 anos da missão de São Luís".
O evento contou ainda com a presença do pregador o padre Denys Lima, enviado pelo papa Francisco como missionário da misericórdia. Sendo assim, o padre também estava no local para absolver pecados dos quais apenas a Santa Sé poderia tratar no período da quaresma e em dias específicos designados pelo bispo local.
Participaram do encontro membros da comunidade de São Luís e também de outras cidades como Balsas e Chapadinha, no interior do estado, e Teresina, no Piauí.
Misericórdia
Adalberto Souto, responsável pela Comunidade Católica Shalom em São Luís, lembrou que a Igreja vive o momento de misericórdia desde dezembro do ano passado. Por isso, o congresso foi idealizado com o objetivo de aprofundar o significado da divina misericórdia para a Igreja Católica.
Além da convocação do Ano Santo da Misericórdia pelo papa, Adalberto Souto explica ainda que a discussão desse tema tem um significado especial. “O homem de certa forma, diante de todas as adversidades, vive uma busca pela felicidade, que é o próprio Deus. Nós queremos anunciar essa vida plena, que é aquela que Cristo nos trouxe através da sua vida entre os homens, de misericórdia”, disse.
Nesse sentido, os momentos de pregação foram um chamamento aos presentes no evento para viverem a misericórdia de forma mais intensa. “Esse não deve ser um princípio só dos missionários. A misericórdia divina é para todos os homens. Cristo é a misericórdia e ele quer se revelar ao jovem, ao idoso, aos casados, homens, mulheres, crianças. A misericórdia é para todos, independentemente da nossa situação de pecado, se estamos afastados de Deus ou não”, pontuou Adalberto Souto.
Saiba mais
A Comunidade Católica Shalom é uma das comunidades novas reconhecidas pela Igreja Católica. Ela existe há cerca de 20 anos e está presente em países como França, Canadá, Itália, Israel e Hungria além do próprio Brasil. Em São Luís, é ligada à Arquidiocese e formada por membros missionários consagrados.

Nenhum comentário:

Paciente denuncia queimaduras após exame de eletrocardiograma no Hospital Municipal de Rosário

Um paciente denunciou ter sofrido queimaduras no peito após realizar um exame de eletrocardiograma no Hospital de Rosário. Segundo o relato,...