terça-feira, 2 de abril de 2019

GOVERNO DO ESTADO ESTÁ CONCLUINDO A CONSTRUÇÃO DA PONTE AREIAS, EM SANTA RITA

Ponte que liga povoados Areias e Porto Alegre, em Santa Rita, está em fase de conclusão (Foto: Divulgação)
As obras da ponte de Areias, no município de Santa Rita, estão em fase de conclusão. De inciativa do Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid), em parceria com a Prefeitura de Santa Rita, a ponte vai ligar os povoados de Areias e Porto Alegre e encurtar a distâncias para outras localidades da região. Mais de 10 mil famílias serão beneficiadas.

O secretário das Cidades e Desenvolvimento Urbano, Rubens Pereira Júnior, destaca que a ponte é mais um importante investimento do Governo do Estado que, por meio de obras e serviços, está melhorando a qualidade de vida das pessoas em todas as regiões do Maranhão. O investimento na área de mobilidade urbana visa facilitar o acesso das comunidades.

“Vamos mudar o padrão de mobilidade da cidade. A ponte é essencial e garante mais acessibilidade à população. A obra encontra-se em estado bastante avançado, com 90% da ponte já concluída e 30% das duas cabeceiras executadas. Tem previsão para ser entregue no próximo semestre pelo governador Flávio Dino”, disse Rubens Pereira Júnior.


O engenheiro da Secid, Jorge Carvalho, esteve no local da obra e ressaltou que o tempo de duração para o término dos trabalhos depende do clima. Mas, a orientação do governador Flávio Dino é de que seja concluída o mais rápido possível para ser entregue à população.

Executada com recursos estaduais através de convênio com a Prefeitura de Santa Rita, o Governo do Estado já investiu, aproximadamente, R$ 7 milhões para a construção da nova ponte com estrutura em aço, medindo 125 m de extensão e 10m de largura, e mais duas cabeceiras.

Segundo o secretário Adjunto de Habitação, Noberto Melo Brandão, a construção da ponte visa dar continuidade à atenção aos produtores rurais, que precisam escoar seus produtos. Na região, há comunidades que, tradicionalmente, trabalham com a produção de farinha e piscicultura.

“Para chegar até a sede do município, os moradores precisavam fazer um trajeto de 78 quilômetros, já com a nova ponte construída, o novo trajeto será de oito quilômetros, diminuindo o tempo de deslocamento e proporcionando mais comodidade e conforto para a população”, afirmou Noberto Melo Brandão.

Cortados pelo Rio Itapecuru, a ponte fará a ligação entre as comunidades Areias e Porto Alegre, beneficiando os povoados Careminha, Limoeiro, Cascavel, Santiago, Sítio do Meio, São Raimundo da Felicidade, Alto de Pedras, Piqui, Buriti, Veneza, Santa Barbara, Santa Luzia, 5 Linhas, Andirobal, Abana Fogo, Don Querque, Novo Tempo.

Devido a importância da obra, a iniciativa do Governo do Estado em executar os trabalhos foi destacada na Assembleia Legislativa do Maranhão pelo deputado estadual Neto Evangelista, apoiador do projeto da Secid.

“É uma obra pela qual muito lutamos. Trata-se de uma luta encabeçada pelo meu saudoso pai, João Evangelista, e que sensibilizou, também, o governador Flávio Dino”, destacou.

Nenhum comentário:

VÍDEO: Socorristas atravessam trecho cortado da BR-222 com incubadora e bebê nos braços no Maranhão

Um bebê recém-nascido foi transferido do município de Buriticupu para Imperatriz na noite dessa quinta-feira (18) em uma Unidade de Terapia ...