Aquiles Emir
O site Ranking dos Políticos, que classifica senadores e deputados federais pelo desempenho no parlamento, elegeu o deputado Eduardo Braide (PMN) como um dos vinte melhores no Congresso Nacional. Na outra ponta o maranhense com pior desempenho é Cleber Verde (PRB).
O site Ranking dos Políticos, que classifica senadores e deputados federais pelo desempenho no parlamento, elegeu o deputado Eduardo Braide (PMN) como um dos vinte melhores no Congresso Nacional. Na outra ponta o maranhense com pior desempenho é Cleber Verde (PRB).
Merecem destaque em verde, no ranking, aqueles que têm desempenho com mais de 30 pontos; em amarelo os com ação razoável e em vermelho os que têm desempenho negativo. Do Maranhão apenas Braide aparece em verde, com 87 pontos, figurando na 17ª posição geral. Oito estão em destaque amarelo e 12 em vermelho.
O site utiliza como critérios para elaborar oranking presença nas sessões, processos judiciais que respondem, qualidade legislativa e outros diferenciais, como formação, tempo de filiação ao partido e as renúncias a privilégios que são inerentes ao cargo (auxílio-moradia, apartamento funcional, regime de previdência especial e seguro de saúde especial), que são reembolsadas aos parlamentares.
O Conselho de Avaliação de Leis é composto por profissionais com reconhecida capacidade analítica e boa reputação no mercado, com formação em áreas como Economia, Engenharia e Administração. A qualidade legislativa é avaliada de acordo com a maneira que o parlamentar se posiciona nas principais votações do Congresso.
A pontuação de cada lei pode variar entre -30 e +30 pontos, e é definida como boas (pontuação positiva), ruins (pontuação negativa). O valor da lei é somado à pontuação do parlamentar, de acordo com a maneira com que ele votou.
Os Conselheiros procuram avaliar as leis de acordo com sua relevância, principalmente para combater a corrupção, os privilégios e o desperdício de recursos públicos.
Veja a classificação dos deputados e senadores maranhenses com o destaque que mereceram:
- Eduardo Braide (PMN) – 17º (87 pontos)
- Gastão Vieira (Pros) – 113º (45 pontos)
- Hildo Rocha – 129º (41 pontos)
- Zé Carlos (PT) – 129º (41 pontos)
- Weverton Rocha (PDT) – 170º (33 pontos)
- Pedro Lucas (PTB) – 191º (30 pontos)
- Eliziane Gama (Cidadania) – 210º (28 pontos)
- André Fufuca (PP) – 219º (27 pontos)
- Bira do Pindaré (PSB) – 255º (23 pontos)
- Gil Cutrim (PDT) – 305º (16 pontos)
- Júnior Lourenço (PR) – 305º (16 pontos)
- Edilázio Júnior (PSD) – 313º (15 pontos)
- Aluísio Mendes (Pode) – 325º (13 pontos)
- Pastor Gildenemyr (PMN) – 333º (12 pontos)
- Márcio Jerry (PCdoB) – 357º (9 pontos)
- Marreca Filho (Patriota) – 385º (4 pontos)
- Josimar do Maranhãozinho (PR) – 476º (-12 pontos)
- João Marcelo (MDB) – 482º (-15 pontos)
- Juscelino Filho (DEM) – 510º (-27 pontos)
- Roberto Rocha (PSDB) – 521º (-34 pontos)
- Cleber Verde (PRB) – 541º (-47 pontos)
Nenhum comentário:
Postar um comentário