sábado, 11 de maio de 2019

Agência Executiva reúne prefeitos da Região Metropolitana para debater possível reciclagem do lixo da Titara em Rosário

A Agência Executiva Metropolitana (AGEM) promoveu um encontro com os prefeitos de São José de Ribamar, Eudes Sampaio; de Paço do Lumiar, Domingos Dutra; de Raposa, Talita Laci; vice-prefeito de São Luís, Júlio Pinheiro; além outros gestores e técnicos desses municípios. Em pauta, temáticas relacionadas à infraestrutura e desenvolvimento socioeconômico da região. A reunião aconteceu na sede da AGEM, na quinta-feira (9).

Em  tema tratado na reunião  foi a destinação final de resíduos sólidos urbanos. Hoje os quatro municípios utilizam o Aterro Sanitário Titara, em Rosário, para esta finalidade. Também foi pautada a necessidade de debater sobre tecnologias de reaproveitamento do lixo, visto que, atualmente, os municípios deixam de incrementar suas economias a partir desta fonte, que já é utilizada como geradora de renda em outras localidades.

“O lixo orgânico pode ser reaproveitado para produção de adubo, enquanto os resíduos sólidos podem ser utilizados na construção civil”, sugeriu Domingos Dutra. Já o vice-prefeito Júlio Pinheiro enfatizou maior institucionalização da discussão. “Devemos criar um Fórum, para que a temática da reciclagem seja tratada em todas as suas especificidades”, disse.

Ao final da reunião, o presidente Lívio Corrêa afirmou que todas as demandas serão analisadas. “E o que necessitar ser levado a órgãos competentes e secretários de Estado, será levado, para que possamos dar encaminhamento a essas questões”, afirmou.

Participaram também da reunião, o secretário-adjunto de Serviços Públicos de São José de Ribamar, Antônio José Garrido Costa; secretário-adjunto de Saúde de São José de Ribamar Alberto Marto da Silva Carneiro; secretário-adjunto de Desenvolvimento Metropolitano de São Luís, Júlio César Marques; além da equipe técnica do Departamento de Programas e Projetos da AGEM.

A situação do mal cheiro não foi debatido entre os municípios que despecham toneladas de lixo no Aterro Sanitário e vem trazendo transtorno para o moradores do município de Rosário.

Nenhum comentário:

CCJ da ALEMA nega Título de Cidadão Maranhense a Bolsonaro

A  Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa do Maranhão (CCJ) negou a proposição que concederia o Titulo de Cidadão Mara...