quarta-feira, 26 de julho de 2023

Prefeitura de Rosário promove evento alusivo ao dia do agricultor


Durante a manhã desta quarta-feira (26), a Prefeitura de Rosário, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Seagri), realizou um evento para a comunidade agrícola rosariense, em homenagem ao dia do agricultor, celebrado no dia 28 de julho. O encontro ocorreu no Auditório do Complexo Ferroviário e contou com a presença de diversos representantes de sindicatos e cooperativas locais.

A atual gestão municipal realizou um grande marco na história da cidade, com investimentos de R$ 8 milhões em compras institucionais da agricultura familiar. Desde 2021 a Seagri segue realizando diversas iniciativas, como a parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), promovendo a entrega das cestas verdes, semanalmente, para cerca de mil famílias, contendo produtos advindos exclusivamente de agricultores locais. 

Outra iniciativa é a parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Semed), com a distribuição de merenda escolar, advinda de agricultores familiares. Essas ações incentivam os pequenos empreendedores a buscarem sua autonomia financeira, além de movimentar a economia local e levar segurança alimentar para todos.  



No evento, foram realizadas as assinaturas dos termos de adesão ao Fundo de Garantia Safra; aditivo de acordo de cooperação técnica da Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares do Brasil (Conafer); de acordo de cooperação técnica entre o Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma) e Rosário; e de doação de bens móveis entre a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e Rosário. A Codevasf, junto da Prefeitura, realizou, ainda, a entrega de 18 kits de irrigação para sindicatos e cooperativas de agricultura familiar locais.



Para o prefeito de Rosário, Calvet Filho, medidas como essa são muito importantes para beneficiar a comunidade agrícola. “Estamos aqui hoje realizando um grande marco com mais de oito milhões de reais investidos em compras institucionais. Recebemos vários relatos de agricultores que começaram com uma pequena plantação e hoje já possuem diversos funcionários os ajudando nas vendas. Isso é muito gratificante, saber que mudamos as vidas dessas pessoas, as levando a ter sua renda própria e seu pequeno negócio, além de trazer segurança alimentar e movimentar a economia da nossa cidade”, finalizou.


 

Nenhum comentário:

Prefeita Paula Azevedo sofre novo afastamento, agora de 180 dias

A prefeita de Paço do Lumiar, Paula da Pindoba, foi novamente afastada do cargo por um período de 180 dias, conforme decisão do juiz Gilmar ...