quinta-feira, 6 de julho de 2023

Sebrae lidera iniciativa para desenvolver e fortalecer setor do Agroturismo na Região Metropolitana de São Luís



O Circuito do Agroturismo surge como uma nova alternativa de turismo oferecendo aos visitantes a oportunidade de se conectar com a natureza, apreciar a beleza rural e valorizar a produção local._

Na próxima sexta-feira, dia 7 de julho o Sebrae lança o 1º Circuito Agroturismo SLZ com objetivo de promover, fortalecer a vocação turística e destacar a riqueza e diversidade da área rural dos quatro municípios que integram a Grande Ilha - São Luís, Raposa, Paço do Lumiar e São José de Ribamar. O evento está agendado para às 14h30, no Haras 4 Irmãos, na Raposa, e contará  com  a presença de parceiros institucionais do poder público e iniciativa privada. 

A ideia do Circuito é pioneira e foi totalmente estruturada pelo Sebrae, por meio das ações do projeto Turismo Metropolitano de São Luís, que tem parceria com as Secretarias Municipais de Turismo e Agricultura, com foco no Turismo Rural, Agroturismo e Turismo de Experiência, envolvendo produtores rurais e equipamentos turísticos com vocação para a atividade.

Para Renata Costa, gestora de Turismo do Sebrae em São Luís, o Circuito Agroturismo SLZ ajudará a criar um novo fluxo ao turista ou morador de São Luís, “O Circuito vai oferecer ao visitante a possibilidade de vivências em propriedades rurais, contato com as atividades produtivas praticadas no estabelecimento e partilha do dia a dia do produtor rural. Além disso, esse novo produto vai abrir portas para o desenvolvimento econômico e social, fortalecendo as relações entre o campo e a cidade e valorizando a cultura local”, coloca Renata Costa, gestora de Turismo do Sebrae em São Luís, lembrando do perfil de quem busca a vivência do  Agroturismo. “Geralmente, são pessoas que vivem no ambiente urbano, como grupos familiares ou de amigos que não tem tanto contato com a natureza”. 

O Agroturismo também tem forte potencial para os moradores das localidades rurais da Grande Ilha de São Luís, já que mostra uma alternativa de geração de renda e desenvolvimento para essas áreas. “O agroturismo permite que as pessoas tenham um contato direto e genuíno com a natureza, com a agricultura familiar, tradições da localidade, gastronomia, hospedarias familiares e outros, permitindo  que a atividade seja geradora de desenvolvimento econômico”, aponta Renata Costa..

Com o lançamento do Circuito do Agroturismo, a Região Metropolitana de São Luís se posiciona como um destino turístico completo, que combina a riqueza histórica e cultural da capital maranhense com a herança e encanto do meio rural. É um marco significativo para o desenvolvimento regional e uma promessa de experiências inesquecíveis para os visitantes. 

Nenhum comentário:

Faltando 6 meses para as Eleições 2024, Prefeitura de Bacabeira, divulga Processo Seletivo

No estado do Maranhão, a Prefeitura de Bacabeira, que é administrada por Fernanda Gonçalo, que está lançando em sua sucessão, a advogada Nai...