sexta-feira, 11 de agosto de 2023

Polícia Civil cumpre mandado em ação de venda de vagas para cursos de Medicina no Maranhão

 

Mandado foi cumprido contra ex-procurador da UEMA envolvido em venda de vagas para quatro estudantes do Paraguai

A Polícia Civil do Maranhão, por meio da Superintendência Estadual de Combate a Corrupção – SECCOR, cumpriu um mandado de busca e apreensão, nesta sexta-feita, 11, contra um ex-procurador-chefe da UEMA (Universidade Estadual do Maranhão), no período de 2018 a 2020.

Durante uma investigação que tramita do 1º Departamento de Combate aos Crimes Funcionais, ficou comprovada a venda de vagas para quatro alunas provenientes de uma faculdade de Medicina do Paraguai para a faculdade de Medicina do campus da UEMA, em Caxias.

Segundo foi apurado, cada aluna pagava a quantia que variava de 10.000 a 15.000 reais para que a vaga fosse garantida pelo procurador, sendo que no caso de de uma delas houve apenas a determinação da matrícula sem exigência de nenhuma documentação. A matrícula seria por ordem do procurador geral da UEMA. Quanto às demais alunas, foram apresentadas decisões judiciais falsas concedendo as matrículas destas alunas no curso de Medicina.



A investigação começou contra duas alunas; porém, com o avanço dos trabalhos, verificou-se que outras duas estudantes também estavam em situação irregular.

Assim, a presidente do inquérito, delegada Carolina, representou na justiça pela suspensão imediata das quatro alunas do curso de Medicina, bem como pela busca e apreensão na residência do ex procurador investigado.

Durante as buscas, o ex procurador não foi encontrado no local. Segundo informações, ele teria se mudado há poucos dias e os vizinhos não souberam informar onde poderia ser encontrado.

A UEMA, que colaborou com a investigação, também foi comunicada formalmente na manhã de hoje, por meio da Seccor, sobre a suspensão das alunas, que estão proibidas de frequentar a instituição.


Nenhum comentário:

Braide anuncia Novo Mercado Central de São Luís com três pavimentos

O prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD), nesta sexta-feira (19), anunciou mais uma importante obra para a capital maranhense e que tamb...