terça-feira, 23 de abril de 2013

ROSÁRIO: Agente de Saúde diz que prefeita está “brincando” com a categoria.

Por Bacabeira em Foco
 
A Agente Comunitária de Saúde da cidade de Rosário, Kátia Oliveira, em publicação em rede social, disse que a prefeita Irlahi Linhares (PMDB) continua brincando com a confiança do povo e da categoria de Agente Comunitário de Saúde (ASC) por não cumprir o prometido, e ter deixado de pagar os direitos dos agentes. Segundo Kátia, foi só mais uma enganação.

Os agentes de saúde são funcionários federais, mas tem atuação direta com os municípios. Os proventos (pagamentos) dos mesmos são oriundos de recursos federais. Ou seja, a prefeitura não tem gastos ou despesas com os profissionais em questão, porém, mesmo seus proventos vindos do Ministério da Saúde, a prefeitura insiste em não realizar o pagamento devido aos agentes de saúde.
 
 Os ACS trabalham na parte de prevenção de doenças e acompanhamento da saúde da população da cidade, pelo qual, desempenham suas funções. O município recebe essa ajuda do governo federal a custo zero. Mesmo assim, a classe que presta serviço de saúde a população da cidade, não recebe nem o essencial, que é o pagamento do piso nacional da categoria, que é de R$ 950,00 (Novecentos e Cinquenta reais).
 
 De acordo com informações obtidas, Irlahi teria feito um acordo com o sindicato da categoria de pagar o valor total que o governo federal envia mensalmente ao município, para pagamento de cada agente de saúde, descontando somente 8% para o INSS. Segundo informações de alguns agentes, Irlahi estaria pagando até menos do que o ex-prefeito Bimba pagava a categoria. “O aumento que o Ministério da Saúde concedeu nunca foi repassado. Pelo contrário, a prefeitura diminuiu”! Revelou uma agente.
 
 Existem atualmente 104 agentes de Saúde em atividade na cidade de Rosário. Veja abaixo, o extrato do programa Fundo-a-Fundo do governo federal, onde mostra quanto o Município recebe para pagar os agentes de saúde.
 

Nenhum comentário:

MPMA constata irregularidades em escolas estaduais em Rosário e Bacabeira

O Ministério Público do Maranhão concluiu nesta segunda-feira, 25, inspeções em escolas da rede estadual de educação nos municípios de Rosár...