quinta-feira, 4 de abril de 2013

Vereadores visitam o SESP e constatam o descaso com a saúde em Rosário.

ENFERMARIA DE INTERNAÇÃO
CENTRO CIRÚRGICO FECHADO



Um verdadeiro descaso na saúde pública da cidade de Rosário foi constatado na manhã desta quarta-feira (03), por alguns vereadores da cidade, quando em visita surpresa a Unidade Mista de Saúde do município, tiveram o desprazer de ver o quanto a população rosariense está padecendo por falta de saúde.

Os vereadores Léo Cavalcante (PTB); Jardson Frazão (PP); Sandro Marinho (PSD); Francimar Oliveira, o Preto (PP); Josias Santos (PMDB); Valdemar do Sindicato (PRP); Jorge do Bingo (PTdoB) e Agenor Brandão (PV), foram os parlamentares rosarienses que realizaram a vistoria no hospital SESP, em decorrência à grande e constante denuncia e reclamação que a sociedade vem fazendo deste setor público.


A fiscalização “In Loco” e surpresa dos vereadores ao hospital, só mostra a preocupação dos mesmos em querer ver o SESP funcionando como anteriormente, realizando consultas médicas, exames laboratoriais, raios-X, ultrassonografias, atendimentos odontológicos, atendimento de urgência/emergência, cirurgias e partos. Para eles, é lamentável que não nasça mais filhos da cidade, por falta de um centro cirúrgico.


Logo na chega dos parlamentares ao hospital, foi possível ver, claramente, a superlotação de pacientes em busca de atendimento médico. Mas, o caso mais grave e sério de todos ainda está por vir.

Lamentavelmente, em uma visão geral da atual situação da Unidade Mista de Rosário (SESP) e de acordo com o que foi apreciado pelos vereadores, infelizmente, não existe nenhuma condição estrutural e higiênica para a continuidade dos atendimentos à pacientes no hospital. As fotos mostram claramente, que nada está devidamente certo ou funcionando como deveria. Faltam medicamentos, atendimentos, alimentação adequada aos pacientes, materiais e condições mínimas de higiene para garantir a saúde de um individuo.

Durante a visita foram constatadas várias irregularidades e, dentre as tais, citaremos algumas delas:


- Banheiros imundos e sem menores condições de uso;


- Bebedouros sujos, quebrados e compartilhamento de um mesmo copo para todos os pacientes;


- Portas arrancadas e quebradas; macas sem colchões, abandonadas e enferrujadas;


- Equipamentos da sala de parto enferrujados, com Líquido cirúrgico ainda sugador em um incipiente, provavelmente, do ano passado;


- Centro cirúrgico fechado, sujo e com equipamentos sem condições segurança de higiene;


- Sala da enfermaria de internação sem garantia de higiene no preparo dos medicamentos;


- Gabinetes odontológicos ainda guardados nas caixas;


- Dispensa da cozinha vazia, onde foi constatado que faltam alimentos aos pacientes, como arroz, farinha, macarrão, leite, biscoitos etc...;


- Ambulâncias abandonadas, sucateadas e largadas ao leu;


- Pedra da capela mortuária ainda suja de sangue de uma vítima de execução que ocorreu há oito dias;


- Sala de Raios-X que não está funcionando, e muitas outras irregularidades.


Depois de toda a vistoria feita, um médico da casa fez questão de receber os vereadores em uma sala para conversarem. Dr. Manoel Reis disse que ficou muito feliz em ver a atitude dos parlamentares rosarienses, tentando buscar soluções para resolver os problemas na saúde do município, principalmente, do hospital SESP. Ele disse ainda que a gestão pública e os recursos devem ser bem gerenciados, o que contribuiria para o bom andamento das coisas.


Durante a conversa com os parlamentares, Dr. Manoel Reis citou três item que, para ele, são fundamentais para a saúde: Qualidade, segurança e competência. Segundo ele, de todos o terceiro é mais importante. Para um bom entendedor meia palavra basta...


Diante de tudo o que viram e ouviram, os vereadores deverão elaborar um relatório baseado em fotos, relatos, depoimentos colhidos, e encaminhá-lo ao Ministério Público Estadual para que avalie a situação do hospital público da cidade de Rosário e se pronuncie sobre o caso.







4 comentários:

Anônimo disse...

É alguns dos vereadores citados já estão em suas 2ª ou terceiro mandato e nunca tinha visti ou ouvido falar q os mesmo foram ao sesp fazer visitas ou verificarem algumas irregularidades...fato que este hoje estão indo, mas contrariando as suas caracteristicas, de estarem sempre do lado de prefeitos corruptos, olnde se vendiam por bacatelas ou mesmo uma boa grana, ms como nao estão mamando na peta da "vaca" querem q a atual prefeita os chamem para o seu lado...axo dificil isso acontecer... ms fiquem tentando talvz vcs consigam...rsrsrsrsr...lembrando que, quando o ex-prefeito estava no mandato, vcs brandão, jardson e companhia, nao tinham tempo de ir ao hos´pital SESP... e refresquem a memoria... o SESP, fecho, alias foi interditado pela vigilancia sanitária, ainda na gestão passada senhores vereadores...atuantes e sem vergonhas...espero que o povo de rosário...saibam de verdade a partir das proximnas eleições colocarem pessoas verdadeiramente com posturas, de caráterm na camara municipal de rosário para poderem nos representar e nao essa maioria de corja sem vergonha...analfabetos nos representando, alguns nao sabem nem esreverem seu proprio nome...ate ms breve....

Anônimo disse...

esse blog e o bacabeira em foco unicos que tem a voz do povo.

Giovani dos Santos disse...

Sou rosariense moro aqui e sou eleitor de Rosário, portanto tenho o direito de falar.
Rapaz, não adianta nais a desculpa dos erros da gestão anterior, pois já se passaram mais de 3 meses e isso é tempo suficiente até para se montar um hospital, quanto mais botar um existente para funcionar. O que a população clama é pelo SESP que está pronto e que só precisa da vontade da prefeita para funcionar. E o que está faltando para o hospital funcionar? É claro que não está faltando recursos, nem dinheiro, nem instalações, pois o SESP sempre funcionou. O que está faltando é vergonha na cara! A prefeita Irlahí que tanto falou de Saúde durante a campenha entrega isso aí para a povo , esse terror aí que mais parece um açougue e não um hospital. Tem sangue aí da semana passada que nem foi limpo!!! Enquanto o hospital estiver nessas condições é prudente que quem nele estiver se proteja com máscaras e luvas para evitar contaminação. Nós todos que votamos (e mesmo que não votamos) na atual prefeita estamos envergonhados com a situação de nosso município, principalmente essa questão da Saúde Isso tudo é uma VERGONHA e LAMENTÁVEL!!!

Anônimo disse...

Uma vergonha Irlahi!
Uma vergonha Bimba!
Uma vergonha Dr Ivaldo ladrão nunca fizeram nada por Rosário isso tudo é culpa de vcs e da atual gestora que não faz nada sú rouba.

Prefeito Calvet Filho denunciou a Titara para o MPMA e empresa foi obrigada adotar medidas no aterro em Rosário

O prefeito do Município de Rosário, Calvet Filho denunciou a empresa Titara, sobre o forte mau cheiro do Aterro Sanitário, durante uma reuni...