domingo, 14 de maio de 2017

Refinaria de Roseana transformou Bacabeira e Rosário em cidades fantasma, afirma reportagem do UOL

Prefeita de Rosário Irlahi que vem trazendo o caos na saúde de Rosário ao lado de Roseana Sarney
Sete anos depois da ex-governadora Roseana Sarney (PMDB) e o ex-presidente Lula (PT) anunciarem a construção da Refinaria Premium em Bacabeira, a obra que prometia equiparar a economia do Nordeste ao do Sudeste nunca saiu do papel e mudou a vida dos moradores. Neste sábado, 13, o site UOL classificou os municípios de Bacabeira (a 61 km de São Luís) e Rosário (a 69 km da capital maranhense) de “cidades fantasma” em razão do cenário de terra arrasada deixado por investimentos furados atraídos pelo empreendimento posteriormente cancelado pela Petrobras, no dia 28 de janeiro de 2015.
“O UOL visitou as duas cidades e viu um cenário de prédios inacabados e abandonados por toda a BR-402, que liga as duas cidades e onde seria erguida a refinaria –que deveria ter entrado em operação em 2015. Em muitos trechos, as construções fechadas e inacabadas lembram uma cidade fantasma”, cita a reportagem assinada pelo jornalista Carlos Madeiro.

Muito moradores da região investiram pesado sonhando com os discursos de Roseana na época. A peemedebista dizia que a cidade precisava se desenvolver e jovens e estudantes deveriam buscar capacitação para ocuparem as vagas de emprego, na verdade nunca surgiram.
Pessoas como Helena e o marido, donos de um restaurante e de um hotel em Rosário. No início da década, ela diz que a chegada de trabalhadores e o avançar da obra alavancaram a economia da cidade e os inspiraram a investir. “Quando começou a obra, alugamos o hotel para a construtora, e o tempo todo eles diziam que investisse, que ia ter retorno. Então, o que ganhei com o aluguel investi [nesse negócio]. Poderia ter guardado, mas fui cair nessa besteira”, diz. Ainda pagando pela obra, ela revela que apenas duas das 20 quitinetes estão alugadas. “Não sei nem o que fazer. Aqui no comércio está tudo parado. Tem dia que dorme eu e meu marido só no hotel. Hoje mesmo só tem dois hóspedes, e temos 16 quartos”, afirma.
A área onde seria erguida a refinaria equivale a 250 campos de futebol e foi toda tratada para receber o empreendimento. Mesmo sem erguer tijolos, a preparação e as indenizações custaram R$ 2,6 bilhões (valores atualizados) entre 2008 e 2014. Após o aterro e a destruição da vegetação, que causaram um dano ambiental considerado irreversível, a área está tomada pelo mato.
Roseana eleita em 2010 sobre promessas de construção da Refinaria e ameaças de cancelamento da obra, caso não fosse vitoriosa, nunca explicou o calote nos microempreendedores da cidade. Os moradores além de calcularem os prejuízos, vivem sem qualquer perspectiva, afinal, quem irá investir em cidades fantasma?
Herança maldita deixada pela ex-governadora.

Um comentário:

Antonio disse...

MP tinha de investigar a prefeita Irlair, não somente pela refinaria, como também por outras obras superfaturadas e suspeitas, tipo a praça da prefeitura, que foi gasto quase meio milhão de reais e que qualquer leigo em construção civil não consegue identificar nem 100 mil reais ali, obra sem terraplanagem ou qualquer outro tipo de preparação de solo, o resultado pode ser visto atualmente, onde não está rachado está esfarelando, sem contar naquela casinha que era para ser disponibilizado produtos da cultura local mas que na prática é um barzinho que serve para vender as cervejas do depósito de bebidas dos familiares da prefeita.

VÍDEO: Socorristas atravessam trecho cortado da BR-222 com incubadora e bebê nos braços no Maranhão

Um bebê recém-nascido foi transferido do município de Buriticupu para Imperatriz na noite dessa quinta-feira (18) em uma Unidade de Terapia ...