quarta-feira, 6 de novembro de 2019

MPF e PF na cola dos Gonçalos nas prefeituras de Bacabeira, Santa Rita e Pastos Bons por fraude no FUNDEB

No último domingo, dia 03, uma reportagem exibida do Fantástico, da TV Globo, sobre um esquema criminoso de desvio de verbas por meio de fabricação de alunos fantasmas para surrupiar dinheiro do Fundeb ganhou repercussão estrondosa. A matéria do dominical tratou em sua maioria da fraude na prefeitura maranhense de Monção, entretanto, a falcatrua maior desse mesmo caso acontece em Pastos Bons, na gestão da prefeita reeleita Iriane Gonçalo, irmã do prefeito de Santa Rita, Hilton Gonçalo Hilton Gonçalo que também está enrolado junto com a esposa a prefeita de Bacabeira Fernanada Gonçalo que estão  na mira MPF e da PF Veja Aqui e Veja aqui..

O município possui, segundo o IBGE, 19.472 habitantes, e de acordo com os dados obtidos pelo Blog do Domingos Costa junto ao Censo Escolar / Inep 2018, existem exatos 7.729 estudantes matriculados na cidade.
Maior fraude do Fundeb no Maranhão acontece em Pastos Bons, onde cerca de 40% da população está matriculada em escolas da cidade.


Isto é, cerca de 40% da população pastos-bonense está devidamente matriculada e, dessa forma, contribuindo para abarrotar as contas bancárias que recebem dinheiro público do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação).
Somente na área do EJA (Educação para Jovens e Adultos), são 2.462 alunos matriculado em Pastos Bons, quantidade essa superior a municípios como São José de Ribamar, terceira cidade mais populosa do Maranhão com 177 mil habitantes; E outras cidades como Paço do Lumiar [122 mil habitantes], Açailândia [112 mil], Bacabal [104 mil habitantes], Balsas [94 mil habitantes], Santa Inês [89 mil habitantes], Barra do Corda [88 mil habitantes], Pinheiro [83 mil habitantes], Chapadinha [79 mil habitantes] entre tantos outros.
– Outro lado 
O Blog procurou a prefeitura de Pastos Bons que por meio da assessoria se resumiu a explicar que “a prefeita Iriane Gonçalo, informa que recebeu o município de Pastos Bons com um índice de 25% de analfabetismo, diante do percentual, houve um grande percentual de investimento no EJA. Ofertando o maior número de salas de aulas possíveis para alfabetização de jovens e adultos, principalmente no turno noturno.”


Por Domingos Costa

Nenhum comentário:

Eduardo Braide anuncia mudanças no secretariado

O prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD), anunciou, nesta segunda-feira (18) mudanças no seu secretariado. As mudanças anunciadas sâo na...