quinta-feira, 30 de abril de 2020

Pacientes que fazem hemodiálise denunciam descaso da prefeitura de Rosário

Rosarienses que realizam  o tratamento em São Luís, relatam que não estão recebendo os devidos cuidados de prevenção contra novo Coronavírus
( Foto: Pillar Pedreira/ Agência Senado)
Por Ricardo Castro do Portal Quarto Poder

Os  pacientes que residem no município de Rosário e dependem do tratamento de hemodiálise na capital maranhense denunciam a prefeitura de Rosário por não terem os devidos cuidados de prevenção à transmissão do novo coronavírus. Segundo relatos dos próprios pacientes, as desinfecções contra a Covid- 19 que deveriam ser feitas nos carros que os levam até os centros de hemodiálise da capital, não estão acontecendo.

" A prefeitura nunca se quer distribuiu ao menos um folheto com informações sobre a doença, muitos menos realiza as devidas desinfecções nas vans, onde se concentra um aglomerado de pacientes em busca de tratamento de hemodiálise em São Luís" comenta um paciente que não quis ser identificado.

Segundo os pacientes, os traslados são feitos em vans fechadas  e com ar- condicionado, quando no memento o correto seria com janelas abertas para uma melhor ventilação no ambiente pois realizam o transporte de pessoas que integram um grupo de risco mais vulnerável.

" Alguns dos nosso colegas, por não terem outras opções de transporte disponível pela prefeitura, são levados juntos com gente, mesmo com sintomas gripais, Espirros e tosses são frequentes de alguns, e me sinto totalmente desprotegido diante disso" diz um segundo paciente.  

Em vídeo, Viviane Arruda secretaria de saúde do município, relata que ações de combate ao coronavírus estão sendo realizadas no município em diversos âmbitos, porém em nenhum momento menciona meditas de prevenção da covid-19 para com os pacientes que dependem do tratamento de hemodiálise  para sobreviver.

Veja o vídeo:



Até o fechamento dessa matéria, a Secretaria de Saúde do Município não se manifestou sobre caso ! 

Nenhum comentário:

CCJ da ALEMA nega Título de Cidadão Maranhense a Bolsonaro

A  Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa do Maranhão (CCJ) negou a proposição que concederia o Titulo de Cidadão Mara...