quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Prefeitos envolvidos com agiotagem terão seus nomes divulgados, garante Aluísio Mendes

Aluísio Mendes, secretário de Segurança
Pública do Maranhão (Foto: Zeca Soares/G1)
Secretário de Segurança afirmou que envolvidos serão penalizados.

O secretário estadual de Segurança Pública, Aluísio Mendes, garantiu que todos os gestores envolvidos com os crimes de agiotagem no Estado terão seu nomes divulgados. A informação foi dada na tarde desta terça-feira (15) em entrevista no programa Abrindo o Verbo, da Rádio Mirante AM. “Vocês irão se surpreender com resultado final das investigações”, disse o secretário. Além das práticas de agiotagem, o gestor também falou sobre investimentos no Corpo de Bombeiros e do combate a crimes como grilagem de terras.

Desde junho Mendes constituiu um grupo para investigar os crimes ligados à agiotagem no Estado. Elas surgiram como desdobramento das investigações do assassinato do jornalista Décio Sá. A polícia descobriu que os principais suspeitos na organização do crime teriam ligações com inúmeras prefeituras maranhenses. Na casa de um deles foram encontradas notas fiscais e documentos de várias prefeituras. Desde então as investigações foram aprofundadas e uma comissão de delegados e investigadores especialmente designada para apurar as informações.

Com estratégia para não prejudicar as investigações, os nomes dos gestores municipais que poderiam estar ligados a estas práticas são mantidos sob sigilo desde então. No entanto, Mendes garantiu que eles serão divulgados. “Nossa investigação está atrelada a critérios técnicos e não políticos, mas eles terão seus nomes divulgados sim. Não estamos vendo cor partidária e estamos investigando todos aqueles que tiveram seus nomes relacionados a esse tipo de crime. Vocês vão se surpreender com o resultado final das investigações e todas que se envolveram nessa prática que por anos dilapidou os cofres das prefeituras maranhenses serão devidamente penalizados”, afirmou.

Outro ponto destacado durante a entrevista foi a chamada grilagem de terras na capital maranhense. Sobre ao assunto, Aluísio garantiu o depoimento do deputado estadual Raimundo Cutrim, denunciado por uma família como suposto envolvido em pelo menos um caso de grilagem de terra. “O que acontece é que pelo fato dele ser deputado, legalmente possui algumas prerrogativas. Por isso, para ouvi-lo é preciso seguir alguns procedimentos e isto está sendo feito. Ele foi ouvido tanto por esta denúncia de grilagem, como no caso Décio Sá, porque teve seu nome citado pelo réu confesso do jornalista”, explicou.


Do G1 MA

Nenhum comentário:

Aluísio Mendes aponta falta de maturidade e coerência de Felipe Camarão

O vice-governador do Maranhão, Felipe Camarão (PT), foi alvo de críticas por retirar seu apoio ao empresário Fred Campos após o Republicanos...