As réguas permitem um acompanhamento mais preciso de possíveis cheias dos corpos d'água, inclusive, pelas comunidades atingidas ou que possam ser atingidas pelas inundações nos períodos de chuva. Antes a Defesa Civil Municipal monitorava apenas com dados de outros municípios do Baixo Itapecuru - principalmente Itapecuru-Mirim, além de órgãos estaduais e federais, pois as réguas colocadas em 2009 já estavam em deteriorização, e outras nem existiam mais.
Com as réguas de medição, a Defesa Civil de Rosário passa a estabelecer seus parâmetros, permitindo ações mais efetivas e rápidas de prevenção e redução de danos visando, sobretudo, a preservação da vida humana nas áreas ribeirinhas do município de Rosário.
“Teremos o controle mais efetivo da leitura do Rio Itapecuru e afluentes. E isso é fundamental para garantir informações de mais qualidade para emitir alertas de inundações nas comunidades ribeirinhas com mais antecedência, assim como medir com mais eficácia os períodos de estiagem”, destaca o coordenador da Defesa Civil de Rosário, Júlio Soeiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário