sábado, 22 de janeiro de 2022

Defesa Civil de Rosário instala réguas de nível para monitorar Rio Itapecuru e


A Prefeitura de Rosário, através da Secretaria Municipal de Segurança e Cidadania (SEMUSC) por meio da Coordenação de Defesa Civil do município e em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), realizou nesta semana as instalações de réguas para medição do nível do Rio Itapecuru e afluentes. Os equipamentos foram colocados em pontos estratégicos nos povoados Itaipu e Pirangi, além do bairro Irã, e em breve a régua principal será colocada sob a ponte que atravessa o Rio Itapecuru.

As réguas permitem um acompanhamento mais preciso de possíveis cheias dos corpos d'água, inclusive, pelas comunidades atingidas ou que possam ser atingidas pelas inundações nos períodos de chuva. Antes a Defesa Civil Municipal monitorava apenas com dados de outros municípios do Baixo Itapecuru - principalmente Itapecuru-Mirim, além de órgãos estaduais e federais, pois as réguas colocadas em 2009 já estavam em deteriorização, e outras nem existiam mais.

Com as réguas de medição, a Defesa Civil de Rosário passa a estabelecer seus parâmetros, permitindo ações mais efetivas e rápidas de prevenção e redução de danos visando, sobretudo, a preservação da vida humana nas áreas ribeirinhas do município de Rosário.


“Teremos o controle mais efetivo da leitura do Rio Itapecuru e afluentes. E isso é fundamental para garantir informações de mais qualidade para emitir alertas de inundações nas comunidades ribeirinhas com mais antecedência, assim como medir com mais eficácia os períodos de estiagem”, destaca o coordenador da Defesa Civil de Rosário, Júlio Soeiro.

Nenhum comentário:

Prefeito Calvet Filho denunciou a Titara para o MPMA e empresa foi obrigada adotar medidas no aterro em Rosário

O prefeito do Município de Rosário, Calvet Filho denunciou a empresa Titara, sobre o forte mau cheiro do Aterro Sanitário, durante uma reuni...