quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Pais denunciam problemas na marcação de consultas no ‘Juvêncio Mattos’

Mães fazem fila na frente do Hospital Dr. Juvêncio Mattos, à espera de senhas para marcar consultas e procedimentos
Pais e mães que vão ao Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos, localiza­do na Rua de São Pantaleão, centro de São Luís, em bus­ca de atendimento, denunciam dificuldades para marcar consultas e até procedimentos cirúrgicos. Eles precisam chegar à unidade de saúde ainda durante a madrugada para garantir lugar na fila para conseguir senha. Na porta da unidade de saúde, um aviso deixa claro que não haverá marcação de consultas para cirurgiões pediatras durante todo o mês de fevereiro. Enquanto isso, crianças doentes têm de esperar.
A dona de casa Eliene Cardoso Melo, moradora do Parque Horizonte, chegou à porta do Juvêncio Mattos às 4h de ontem para marcar consulta com cardiologista para o filho de 12 anos. No entanto, apenas às 13h seriam distribuídas as senhas para a marcação. “Antes, a gente chegava de manhã e marcava consulta para o mesmo dia. Desde o começo deste ano a marcação mudou para a tarde e a gente marca para outro dia”, afirmou.
Eliene Cardoso Melo foi até o hospital porque o filho está com um cisto na língua e precisa passar por um procedimento cirúrgico. Na porta da unidade de saúde, um aviso informava que somente amanhã haverá marcação de consultas para cardiologista (uma das especialidades em que a criança precisa ser consultada antes da intervenção), mas dizia também que seriam distribuídas apenas 10 senhas. “Esse número de senhas é muito pouco. Teve gente que chegou antes de mim, acabou desistindo de esperar e voltou para casa”, disse.
Quem também chegou cedo à unidade para marcar consulta pa­ra o filho foi Gerinaldo Tavares. Às 5h30, ele já estava na porta do hospital, à espera de uma senha de marcação para a tarde. “Eu acho isso um absurdo. É só para marcar a consulta. Se vão marcar para outro dia, por que não distribuem essa senha de manhã? Se distribuíssem 8h, 10h, todo mun­do já teria marcado e ido embora”, comentou.
Mairle Fonseca Diniz Chagas voltou ao hospital para tentar marcar consulta com um neuropediatra, mas foi informada de que apenas em março haverá va­gas disponíveis. “Consultas para neuropediatra estão sem previsão. Um funcionário do hospital disse para eu voltar no fim de fevereiro para ver se em março haverá marcação”, informou. Ela precisa marcar a consulta para que possa dar continuidade ao processo cirúrgico do filho. “Em janeiro, ele consultou e recebeu um monte de encaminhamentos e pedidos de exames, mas sem essa consulta tudo pode perder a validade”, disse.
Cirurgias eletivas

O Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos é uma unidade de saúde do Governo do Estado, mas atualmente administrada pelo Instituto Acqua, empresa contratada para gerenciar o sistema. A unidade é o único hospital da rede estadual que realiza cirurgias pediátricas eletivas.

O atendimento gira em torno de 4 mil crianças por mês, e para os casos cirúrgicos a demanda pode variar de 250 a 300 cirurgias/mês. Em fevereiro do ano passado, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), inaugurou mais 21 leitos pós-cirúrgicos, amplian­do a capacidade para o atendimento de cirurgias infantis em até 60%.
Apesar disso, o atendimento ainda é precário na unidade, que está com a marcação de consultas suspensas este mês para algumas especialidades. Na porta da unidade de saúde, um aviso informa que não haverá marcação de consultas para cirurgiões pediatras durante todo o mês de fevereiro. Por causa do Carnaval, a marcação para pediatra será suspensa a partir da sexta-feira, dia 5, voltando apenas no dia 12, sexta-feira da próxima semana. Também estão suspensas as marcações para dentistas, que serão retomadas na quinta-feira, dia 11.
O Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos atende pacientes pediátricos até 14 anos, em quase todas as especialidades, entre elas a pediatria geral, cirurgias, otorrinolaringologia, neurologia, cardiologia e gastrenterologia. Também são realizadas cirurgias pelas mais diversas patologias, sendo as hérnias umbilicais, hérnias inguinais e fimose as mais comuns.
A Secretaria de Estado da Saú­de (SES) informou, em nota, que o Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos é uma unidade de alta complexidade que atende pacientes referenciados de todo o Estado do Maranhão pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Porém, também realiza consultas eletivas por meio de marcação. A marcação de consultas nas especialidades pediatria geral, dermatopediatria e pneumopediatria podem ser feitas na sede do hospital de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h.
Já nas especialidades médicas de neuropediatria, cardiopediatria, consultas com cirurgião pediátrico e otorrinopediatria, as marcações de consultas são realizadas a cada 15 dias, das 13h às 16h. Por mês, são marcadas 60 consultas eletivas em neuropediatria, 20 em cardiopediatria, 50 com cirurgião pediátrico e 40 em otorrinopediatria.


OEstado 

Nenhum comentário:

Eduardo Braide anuncia mudanças no secretariado

O prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD), anunciou, nesta segunda-feira (18) mudanças no seu secretariado. As mudanças anunciadas sâo na...