sábado, 31 de agosto de 2019

DO BARRO AO CONCRETO: NOVO PRÉDIO TRANSFORMA REALIDADE DE ENSINO EM VARGEM GRANDE

Escola Digna entregue no povoado Boca do Campo representa mudança na vida dos estudantes 
Barro, estrutura precária e paredes desgastadas. Sem carteiras, com armário enferrujado, era esse o triste cenário da Escola Municipal Dom Pedro II, no povoado Boca do Campo, em Vargem Grande. Com nome de imperador, de longe a escola demonstrava ares de alguma realeza. Sem conforto, dignidade e sem nenhuma perspectiva para professores e alunos.

“Era muito ruim, a gente se sujava toda. A escola não tinha nada mesmo”, disse Adriele Viana. Agora, diante do novo prédio construído pelo Governo do Maranhão, através do Programa Escola Digna, Adriele é só felicidade. “Estamos muito gratos, queremos dizer que vamos cuidar muito bem do prédio. Agora, temos muito orgulho de dizer que estudamos na escola Dom Pedro II. Graças a vocês, podemos estudar em uma escola digna”, completou.

A professora Dayane Silva fez um discurso emocionante, ao lado da antiga escola. “Trabalhar nessa antiga estrutura era uma situação complicadíssima. Era uma situação bem precária”, contou. Mas foi preciso que Dayane desse apenas alguns passos para mostrar uma transformação que durou anos para acontecer. “Hoje, eu tenho a oportunidade de trabalhar em uma escola digna, onde os meus alunos poderão adquirir melhor o conhecimento. E eu, como professora, vou poder utilizar melhor os meus recursos nessa escola nova. Eu estou muito grata a vocês, muito obrigada”, finalizou.

A nova estrutura foi construída ao lado do antigo prédio. O prefeito de Vargem Grande, Carlinhos Barros, fez questão de manter o espaço, para que a comunidade pudesse ver o abismo educacional que existia no Estado. O programa Escola Digna foi implantado no Maranhão em 2015, através do governador Flávio Dino e é executado através de uma parceria das Secretarias de Infraestrutura (Sinfra) e Educação (Seduc).

O secretário de Estado Sinfra, Clayton Noleto, destacou que a forte parceria entre a infraestrutura e a educação, tem dado os melhores resultados para o Maranhão. “Temos uma só missão, um só propósito, que é fazer com a que a educação do Maranhão avance cada vez mais. É sempre uma satisfação muito grande poder acompanhar a entrega de uma escola, onde nós podemos olhar nos olhos de cada criança e ver a esperança de um futuro melhor para o nosso Estado. Só a educação pode fazer isso”, destacou.
Para realizar a substituição de estruturas precárias por uma escola nova, o Governo do Maranhão já investiu, em 2019, mais de R$ 47 milhões, alcançando todas as regiões do Estado.

Nenhum comentário:

Eduardo Braide anuncia mudanças no secretariado

O prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD), anunciou, nesta segunda-feira (18) mudanças no seu secretariado. As mudanças anunciadas sâo na...