domingo, 18 de agosto de 2019

Prefeitura de São Luís realiza grande ação de limpeza nos bairros Angelim e Novo Angelim

Os bairros do Angelim e Novo Angelim receberam neste sábado (17) grande ação de limpeza realizada pela Prefeitura de São Luís. O trabalho, que segue na segunda (19) e terça-feira (20), visa combater o descarte irregular de resíduos sólidos nos bairros. Durante toda a manhã foram recolhidos os chamados resíduos volumosos - eletrodomésticos que não funcionam, pneus, móveis fora de uso, entulhos e outros pelas ruas dos bairros. O bota-fora integra a macropolítica de gestão de resíduos sólidos implantada pelo prefeito Edivaldo Holanda Junior. 
Desde o início da manhã, agentes de limpeza urbana da Prefeitura de São Luís começaram a percorrer as ruas dos dois bairros, fazendo o recolhimento dos resíduos volumosos de porta a porta. Também foram realizadas ações de remoção mecanizada para limpeza dos pontos de descarte irregular nos bairros.
A presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, Carolina Moraes Estrela, destaca a importância desta ação que é promovida por orientação do prefeito Edivaldo. "O bota-fora é ao mesmo tempo uma ação de limpeza urbana e de conscientização ambiental. Enquanto os agentes de limpeza da Prefeitura recolhem os resíduos que os moradores colocaram em sua porta, as equipes do Comitê informam ao munícipe boas práticas de limpeza urbana, a forma correta do acondicionamento do resíduo e os benefícios deste tipo de atitude", disse.


EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Equipes de educação ambiental do Comitê Gestor de Limpeza Urbana e o Cidadão Limpeza visitaram as casas, informando aos moradores sobre os prejuízos para a saúde pública e meio ambiente do descarte irregular de resíduos sólidos nas vias públicas. A ação também vai incentivar o uso dos Ecopontos. Ao todo, cerca de 100 ruas dos dois bairros receberam os serviços de limpeza urbana e as equipes de educação ambiental neste sábado. O bota-fora será retomado na segunda-feira (19) e terça-feira (20).
LIMPEZA NOS BAIRROS
As ações de limpeza nos bairros Angelim e Novo Angelim são constantes. A coleta domiciliar na área é realizada de forma regular toda terça e quinta-feira e ainda aos sábados, no período diurno, entretanto, o bairro tem pontos de acúmulo de lixo descartado irregularmente.
Por isso, a Prefeitura está ampliando as ações bota-fora ao longo de 2019. Este ano, já foram contemplados locais como o Bairro de Fátima, que recebeu a programação no dia 25 de janeiro, resultando no recolhimento de mais de cinco toneladas de resíduos. Em fevereiro, foi realizada uma ação conjunta nos bairros Radional, Vera Cruz e Santa Cruz. Durante os dois dias de programação mais de nove toneladas de resíduos foram recolhidas. Em abril, a ação ocorreu na Forquilha e recolheu 40 toneladas de resíduos. Também já receberam ação bota-fora em 2019 os bairros Bequimão e Madre Deus.

Durante as ações do bota-fora, a população deve deixar em sua porta os resíduos que não são recolhidos pelo caminhão da coleta domiciliar como eletrodomésticos que não funcionam, pneus, móveis fora de uso, entulho de obras, resto de poda e capina e restos de sucata.

Nenhum comentário:

Eduardo Braide anuncia mudanças no secretariado

O prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD), anunciou, nesta segunda-feira (18) mudanças no seu secretariado. As mudanças anunciadas sâo na...