terça-feira, 27 de agosto de 2019

GOVERNO DO ESTADO INICIA FORMAÇÃO DO PACTO PELA APRENDIZAGEM

Articuladores pedagógicos municipais e regionais no primeiro dia de formação 
Cerca de 430 articulares pedagógicos municipais e regionais, dos 215 municípios maranhenses, que aderiram ao Pacto pela Aprendizagem, participam, até sexta-feira (30), do 1º Seminário Formativo do programa, com foco nos indicadores de qualidade da aprendizagem nas redes públicas de ensino. A formação iniciou nesta segunda-feira (26), na Escola de Governo do Maranhão, bairro Areinha, em São Luís.
Além de refletir sobre a qualidade na educação, também serão discutidos no encontro os resultados do Sistema de Avaliação do Maranhão (SEAMA), cujas avaliações foram realizadas na última semana, e temas como: o papel do articulador, as contrapartidas do município e os desafios do Pacto em todo o Estado.

“Já vínhamos trabalhando com as formações no município com o Escola Digna, que está dando resultados muito positivos, e acredito que Pacto pela Aprendizagem veio reforçar essas ações para que nós continuemos com perfeição e melhoria para os alunos do nosso município”, destacou a articuladora pedagógica de Barra do Corda, Fabíola Patrício.

Já a articuladora regional de Itapecuru, Sheila Furtado, ressaltou a contribuição do Pacto na qualidade da educação. “Nosso objetivo aqui é extrair o melhor dos articuladores municipais para que atuem efetivamente na educação do nosso Maranhão, principalmente melhorando os índices de qualidade, a aprendizagem dos nossos alunos, porque é isso que desejamos: a qualidade do ensino público no Estado”, enfatizou.

A formação do Pacto ocorrerá em duas etapas: a primeira reúne articuladores dos municípios que compõem as regionais de Codó, Santa Inês, Itapecuru Mirim, Pinheiro, Timon, Caxias, Bacabal, Presidente Dutra, Barra do Corda, Chapadinha, São Luís, e será realizada até quarta-feira (28); a segunda inicia na quarta e segue até sexta, com a participação dos municípios que integram as UREs de São João dos Patos, Zé Doca, Açailândia, Pedreiras, Rosário, Viana, Balsas e Imperatriz.

Parceria

Instituído pelo Governo do Estado, com o objetivo de intensificar o regime de colaboração entre Estado e municípios, melhorando a aprendizagem e elevação dos índices de permanência dos estudantes no ambiente escolar, o Pacto pelo Fortalecimento da Aprendizagem conta com a parceria do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Famem (Federação dos Municípios do Estado do Maranhão) e a Escola de Governo do Maranhão (EGMA).

Para o professor Odair José Neves, diretor da EGMA, a realização do 1° Seminário Formativo representa um marco histórico para a instituição. É a união pela Educação maranhense materializada através dos esforços de órgãos comprometidos com as diretrizes de Governo da gestão estadual.

“Estamos empenhados em cumprir, junto com a Seduc, essa importante missão que é formar os profissionais da Educação que integram o Pacto pela Aprendizagem. Estamos iniciando a formação nessa segunda (26) e a nossa expectativa atender as metas do Governo, alinhados com a ideia de transformação dos índices do nosso Estado, sonhada e colocada em prática desde o início da gestão do governador Flávio Dino”, afirmou.




Nenhum comentário:

Eduardo Braide anuncia mudanças no secretariado

O prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD), anunciou, nesta segunda-feira (18) mudanças no seu secretariado. As mudanças anunciadas sâo na...