sexta-feira, 9 de agosto de 2019

GRANDE FESTA MARCA A ABERTURA DA FASE ESTADUAL DOS JOGOS ESCOLARES

A cerimônia de abertura da etapa estadual da 47ª edição dos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs) e Paraolimpíadas Escolares Maranhenses (ParaJEMs) 2019 começou com uma grande festa, que deixou atletas e público em clima olímpico, na noite desta quinta-feira (8), no Centro Social e Recreativo do Servidor Público Estadual (IPEM), em São Luís.

A pira olímpica foi acesa pelo atleta de natação, Heitor Rayol, após a tocha ter passado por diversos bairros de São Luís. Sob muitos aplausos, o estudante foi protagonista do momento mais aguardado da noite, marcado por muita emoção.

O vice-governador, Carlos Brandão, que é ex-atleta e participou dos JEMs, contou aos presentes sobre sua satisfação em contribuir para o maior evento esportivo do estado.

“Esta não é só uma festa de atleta, mas de esporte, lazer e cultura. Nosso propósito é fazer com que vocês recebam todo o conforto e uma alimentação de qualidade durante esta etapa. Todos vocês são vitoriosos, venceram na cidade de vocês. O que importa é essa experiência que vocês irão levar para a vida”, disse Carlos Brandão.

Durante a solenidade, o secretário de Estado do Esporte e Lazer (Sedel), Rogério Cafeteira, deu as boas-vindas aos estudantes que participam desta edição e a largada oficial para os Jogos Escolares.
“É com imenso prazer que abrimos a etapa estadual dos JEMs/ParaJEMs, evento realizado pelo Governo do Maranhão e Sedel. Acreditamos que o esporte é uma das principais ferramentas de inclusão, portanto, esta festa é voltada para todos aqueles que amam o esporte. Espero que esta experiência fique marcada, e que essa seja a construção de uma das melhores lembranças da vida de cada aluno/atleta”, ressaltou Rogério Cafeteira.

Com o tema “A Integração pelo Esporte”, os JEMs/ParaJEMs 2019 contam com um crescente número de alunos atletas participantes. São mais de 50 mil alunos, de 12 a 17 anos, de 98 municípios, que disputaram desde a etapa municipal, passando pelo regional, até a estadual, nas modalidades atletismo, luta olímpica, golbol, bocha, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia e xadrez, nas categorias infantil e infanto, masculino e feminino.

A abertura contou com a participação especial do velocista brasileiro José Carlos Moreira, mais conhecido como Codó, especialista nos 100 metros rasos, modalidade mais rápida do atletismo. O atleta maranhense, que é medalhista olímpico, elogiou a estrutura do evento, além de contar como ter participado de quatro edições dos JEMs/ParaJEMs influenciaram sua carreira.

“É muito gratificante você voltar e receber o convite para participar da 47ª edição dos JEMs/ParaJEMs, evento que foi uma porta de entrada para minha carreira. Estou impressionado com a estrutura, que não deixa a desejar em nada em comparação às grandes competições, os alunos tem tudo, infelizmente na minha época não era assim, mas não desisti. Espero que o pouco da minha experiência faça com que eles cheguem bem mais longe”, falou o atleta.

O atleta de handebol do município de Cururupu, Fernando Farias, 17 anos, que esteve na abertura, disse essa é primeira vez que participa dos JEMs/ParaJEMs, e que esta é a realização de um sonho.
“Minha equipe e eu estamos muito felizes em poder estar participando dos JEMs/ParaJEMs. Esperamos fazer o melhor jogo possível, para sairmos daqui vitoriosos. Nos preparamos muito e estamos confiantes”, disse o atleta.

A cerimônia de abertura do JEMs/ParaJEMs contou com presença da banda da Polícia Militar do Maranhão (PMMA), que executou o Hino Nacional e o Hino do Maranhão. Além disso, a festa de abertura foi animada por atrações como o DJ Luizinho Pereira, o grupo de street dance Cia de Dança Os Sublimes, o cantor Bruno Shinoda e o robô Zeus.

Disputas
As disputas da etapa estadual na modalidade voleibol e handebol tiveram início nesta sexta-feira (9) e se estenderão até o dia 14. De 16 a 21 de agosto, será a vez das competições de futsal, basquete e vôlei de praia. As disputas nas modalidades individuais e o ParaJEMs ocorrerão de forma simultânea, de 23 a 26 de agosto, com uma programação específica dentro de cada prova.

As premiações ocorrerão no último dia de competição de cada modalidade, no espaço do Funfest, no IPEM. Além disso, os atletas devem comparecer uniformizados podendo levar a bandeira da escola e do município.

As equipes classificadas na fase final dos JEMs participarão dos Jogos Escolares da Juventude, etapa Regional, nas categorias infanto e infantil

Nenhum comentário:

Eduardo Braide anuncia mudanças no secretariado

O prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD), anunciou, nesta segunda-feira (18) mudanças no seu secretariado. As mudanças anunciadas sâo na...