sexta-feira, 12 de maio de 2023

Hospital de Câncer do Maranhão recebe doação de equipamento e reforça pesquisas de combate ao câncer


O Centro de Pesquisa em Oncologia (CPO), do Hospital de Câncer do Maranhão Dr. Tarquínio Lopes Filho, equipamento integrado à rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES), recebeu a doação de uma centrífuga refrigerada IVOC para reforço das pesquisas de combate ao câncer no Estado. 


A doação da centrífuga refrigerada IVOC pelo Instituto Vencer o Câncer pode ampliar a possibilidade de participação do Hospital de Câncer do Maranhão em estudos de combate ao câncer. 

“A centrífuga refrigerada é fundamental para trazermos mais estudos clínicos para o hospital, possibilitando aos pacientes acessos aos melhores tratamentos, que são custeados pelas pesquisas. Esperamos crescer e cada vez mais incluir o Maranhão nas pesquisas nacionais e internacionais trazendo melhores opções de tratamento aos nossos pacientes, mais recursos e qualidade também ao hospital”, disse a coordenadora do Centro de Pesquisa em Oncologia (CPO), do Hospital de Câncer do Maranhão, Ana Caroline Alves. 

Por ser capaz de processar todos os elementos do sangue, como concentrado de hemácias e plasma fresco, a centrífuga também pode ser usada para outras demandas da unidade. Sem a centrífuga refrigerada, as amostras de sangue teriam que ser processadas em um hemocentro fora da unidade.

As atividades do Centro de Pesquisa em Oncologia foram iniciadas em janeiro de 2022 com o apoio Instituto Vencer o Câncer (IVOC) e o suporte técnico do Latin American Cooperative Oncology Group (LACOG). A iniciativa, classificada em terceiro lugar entre 61 candidatos do Norte e Nordeste, foi selecionada em um edital específico para seleção e apoio à implementação de Centros de Pesquisa. 

“O hospital, além de ser um centro de tratamento para as pessoas, precisa ser visto como um polo de pesquisa. O equipamento foi fornecido como parte dessa pesquisa que vai acontecer junto aos pacientes. Então, ele vai possibilitar esse tipo de busca, de diagnósticos mais precisos para que com isso possa se relacionar a algum avanço tecnológico em relação aos tratamentos”, destacou o diretor geral do Hospital de Câncer do Estado Maranhão, Sérgio Catardo.

O Hospital de Câncer do Maranhão, gerenciado pela Associação Brasileira de Entidades de Assistência Social (ABEAS), é referência estadual na área. A unidade possui leitos de leitos de internação clínica, cirúrgica e de UTI, Serviço de Pronto Atendimento (SPA), Sala de quimioterapia, Centro Ambulatorial de Atenção à Saúde do Paciente Oncológico, Cuidados Paliativos, entre outros. 

Em março de 2022, a unidade realizou 4.511 atendimentos ambulatoriais; 4.972 atendimentos no setor de imagem do Serviço de Apoio Diagnóstico Terapêutico (SADT). Foram 798 atendimentos na Classificação de Risco do Serviço de Pronto Atendimento (SPA), além de 414 cirurgias e 330 internações.

Nenhum comentário:

Braide comemora nota “A” no Ranking de Transparência do TCE-MA

A Prefeitura de São Luís, na gestão do prefeito Eduardo Braide (PSD), segue acumulando resultados positivos no quesito transparência. O mais...