quinta-feira, 25 de maio de 2023

Prefeitura e Sebrae revitalizam Sala do Empreendedor em Araioses

Espaço funcionará nas dependências da Secretaria Municipal de Turismo e será um ponto de atendimento aos empreendedores locais

Na próxima sexta-feira, 26 de maio, a Prefeitura de Araioses, com apoio do Sebrae Maranhão, vai reativar a Sala do Empreendedor do município.  O espaço, destinado ao atendimento e capacitação de micro e pequenos empreendedores individuais e candidatos a empresários, irá funcionar nas dependências da Secretaria Municipal de Turismo, situada na Rua do Mercado Velho, s/n.º, Centro. 

A solenidade de inauguração está marcada para às 19h, no ambiente da Sala do Empreendedor contando com a presença da prefeita, Luciana Marão Felix, de membros do secretariado, parceiros e representantes do Sebrae estadual. 



A Sala do Empreendedor vai favorecer o acesso a uma série de soluções, produtos e serviços direcionados ao fortalecimento da economia local e para dinamizar negócios e vocações do município. Com essa entrega, serão 145 Salas do Empreendedor em funcionamento em todo estado. 

Araioses e uma ampla região no entorno do município passam a ter um espaço permanente para atendimento à comunidade empresarial, com orientações sobre procedimentos para abertura, alteração e baixa de empresas, legislação do microempreendedor individual, elaboração de plano de negócios, orientações sobre gestão empresarial e capacitações,  consultorias empresariais, dentre muitas outras ações viabilizadas no espaço.

Da estrutura 

Para execução de suas atividades, a Sala do Empreendedor contará com dois Agentes de Desenvolvimento Local (ADL) capacitados pelo Sebrae, além de todo suporte da instituição dentro de sua estratégia de atuação territorial, no sentido de fortalecer potencialidades do município, como o turismo, artesanato, comércio e serviços.

Além disso, por meio da Sala do Empreendedor, o público contará com o apoio de instituições parceiras, como bancos oficiais, instituições de fomento ao desenvolvimento, órgãos públicos e da iniciativa privada cujo foco sejam a promoção do desenvolvimento econômico e empreendedorismo.

Sobre a Sala do Empreendedor

Com a reativação em Araioses, o Maranhão passa a contar com 145 Sala do Empreendedor em funcionamento.  A Sala é um espaço de desburocratização do atendimento ao empreendedor, assegurando a entrada única de dados, centralizando o atendimento com a intenção de estimular a formalização dos empreendedores e facilitar os processos de abertura, alteração e baixa das empresas, em conformidade com a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.

O espaço é um dos indicadores da implementação da Lei Geral Municipal e de responsabilidade das prefeituras e que tem como grande parceiro o Sebrae Maranhão, instituição que trabalha para melhorar a gestão dos pequenos negócios, tornando-os economicamente viáveis e sustentáveis, contribuindo para o desenvolvimento local.

A Sala do Empreendedor ,também, instrumento importante na implementação da Lei Geral, ou seja, em tornar realidade os benefícios que a legislação prediz para instituir um ambiente legal de desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios municipais. Para realizar o trabalho no espaço, as prefeituras devem firmar parcerias com diversas instituições e outros órgãos da esfera estadual e federal.

Araioses 

Município maranhense localizado na Área de Proteção Ambiental (APA) Delta do Parnaíba, na divisa entre o Maranhão e o Piauí. O município se estende por 1 782,6 km² e possui população de 46.771 habitantes, segundo IBGE (2020), com cerca de 844 empresas no total, dentre MEI, EPP e ME.



Nenhum comentário:

Braide anuncia Novo Mercado Central de São Luís com três pavimentos

O prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD), nesta sexta-feira (19), anunciou mais uma importante obra para a capital maranhense e que tamb...