quinta-feira, 4 de maio de 2023

SEBRAE: Caravana Criativa chega a Rosário, Barreirinhas e Tutóia



A Caravana Criativa do Sebrae desembarca em Rosário, Barreirinhas e Tutóia esta semana.

E vem com tudo para promover o tema da Economia Criativa e evidenciar o potencial dos negócios que tem a criatividade, o conhecimento e a nossa riqueza cultural como base. 

No evento, um pit stop para a palestra “Economia Criativa: na emoção, no ritmo e na razão” com Milla Pasan e também a apresentação da experiência do Mobiliza SLZ.

E nessa caravana de boas oportunidades, nossos convidados são vocês, empreendedores criativos, que trabalham com cultura, moda, design, música, artesanato, tecnologia e inovação ou atuam em atividades voltadas para mídia e consumo, como TV, rádio, cinema, fotografia, publicidade e produção de conteúdo na internet.

Tá ligado? Confira as datas  e locais por onde a Caravana Criativa vai passar! Agende-se e participe!

LOCAIS: 

Rosário – 08/05

Local: Auditório da Estação Ferroviária

Horário: 08:30

Barreirinhas – 09/05

Local: Centro de Artesanato de Encantos e Amores (Travessa 31 de Março, Aeroporto)

Horário: 17:00

Tutóia – 10/05

Local: Churrascaria Residence (Rua São José, 139, Centro)

Horário: 17:00

O QUE É?

A ação será um momento de sensibilização e mobilização sobre a atuação do Sebrae/MA na área de Economia Criativa, interiorizando a execução do Projeto Regional Nordeste de Economia Criativa.

A ideia é provocar os participantes e habitantes dos territórios a se organizarem e conduzirem iniciativas como Urban Hacking e Mobiliza, incentivando a atuação de forma colaborativa.

O Sebrae é o grande facilitador, articulador e animador do processo. Os Empreendedores são os grandes protagonistas.

A Caravana Criativa vai enfocar o que significa a Economia Criativa, como a

POR QUE A ECONOMIA CRIATIVA DEVE SER UMA ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO? 

Sebrae, com suas ações de Economia Criativa, atuando com um olhar para os territórios e suas potencialidades. 

Territórios criativos = Pessoas criativas = DIVERSIDADE CULTURAL, uma das grandes riquezas e diferenciais do nosso estado. 

Espaço de Integração = Pessoas, Empresas, Instituições 

Decisão estratégica sobre a perspectiva e o potencial da Economia Criativa na Mitigação das Desigualdades regionais.

Segmento com grande capacidade de articulação, potencializando soluções inovadoras e promovendo o desenvolvimento local e regional.


IPROGRAMAÇÃO (3h a 4h) 

Palestra com Milla Pasan - ECONOMIA CRIATIVA: NA EMOÇÃO, NO RITMO E NA RAZÃO.

Ela é  consultora em Economia Criativa, Propriedade Intelectual e Inovação

Alinhamento conceitual sobre Economia Criativa, com Dados, Impactos Econômicos e Territórios Criativos. 

Demonstração de Economia Criativa como estratégia e política pública de desenvolvimento local. 

Apresentação dos cases do Mobiliza SLZ e compartilhamento do conceito Urban Hacking (Invasão Urbana)

ONDE ACONTECE AS OUTRAS ETAPAS 

Etapa 1: Balsas - 25/04, Grajaú - 26/04,

 Açailândia - 27/04 e Imperatriz - 28/04

Etapa 2: Rosário – 08/05, Barreirinhas – 09/05 e Tutóia – 10/05

Etapa 3: Pindaré - 22/05, Matinha - 23/05, Guimarães - 24/05 e Cururupu - 25/05

O QUE SE ESPERA DESSA INICIATIVA

Identificação do que é a Economia Criativa; quais os segmentos, quem são os empreendedores e trabalhadores da área, o mercado e como há uma interface em sua proposta colaborativa, intervindo nas relações humanas cotidianas, sociais e proativas relacionadas à criatividade e inovação.

Sensibilização dos indivíduos para o trabalho colaborativo e da percepção do olhar para o entorno 

Identificação e proposta de solução de problemas através de negócios criativos.

SOBRE O URBAN HACKING NO TURISMO

"INVASÃO DO URBANO" “É um movimento de ocupação e apropriação de espaços urbanos, por meio de intervenções que proporcionam experiências memoráveis e interação da população e dos turistas, por meio de lazer, economia criativa, cultura, tecnologia, entretenimento e sustentabilidade. 

“URBAN HACKING E O TURISMO” –  É o dia do orgulho local, que acontece através de uma metodologia pioneira criada pelo Sebrae – RJ, com base no conceito da Economia da Experiência, que vem sendo aplicado no Turismo no Brasil desde 2003 pelo Ministério do Turismo e SEBRAE. O foco é o estímulo ao sentimento de pertencimento da comunidade local, proporcionando o conhecimento e a divulgação dos atrativos e serviços, gerando oportunidades de novos negócios para empreendedores locais e fortalecimento da cadeia produtiva do turismo.

SOBRE O MOBILIZA SLZ 

Uma experiência exitosa e premiada de ocupação urbana, geração de conexões, de empoderamento e de fortalecimento dos negócios criativos, articulando turismo, economia criativa e cultura. Idealizada pelo Sebrae, o Mobiliza foi realizado em duas edições, em 2021 e 2022. 

Concebido como estratégia de fortalecimento da economia criativa durante a pandemia, o Mobiliza SLZ já é um marco no calendário da economia criativa local.

Nas duas edições, o movimento liderado pelo Sebrae junto com amplo número de parceiros, ocupou São Luís, de forma crescente, deixando significativo saldo de empreendedorismo e criatividade. Em 2021, foram 14 bairros abrangidos e mais de 70 eventos presenciais e digitais, com ações nas áreas de música, audiovisual, tecnologia e games, artes e design, cultura e esportes, turismo e gastronomia, artesanato, moda, inovação e negócios.

Na edição 2022, foram nove dias de programação, envolvendo 20 bairros de São Luís em mais de 100 atividades, com 400 empreendedores criativos mobilizados. Destes, 81% são moradores da capital e 19%, são turistas; 60% são homens e 40%, mulheres. Dos gastos feitos pelos participantes, dados coletados pelo Sebrae indicam que 44% foram empregados no setor de hospedagem.

A edição 2023 do Mobiliza SLZ já tem data para acontecer na primeira quinzena de setembro. Neste momento, o Sebrae está captando parcerias para a edição anual, mobilizando criativos, setor público e parceiros privados.




Nenhum comentário:

Rosário: JCA é multada em quase 1 milhão por alteração do curso natural do riacho Precaú

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, do município de Rosário, multou nesta segunda-feira, 15, a empresa JCA Empreendimento LTDA por alte...