quarta-feira, 3 de maio de 2023

Ratos comem carne exposta na porta de Box na Feira da Cohab e Vigilância Sanitária fecha Box


Imagens flagraram ratos em carne bovina exposta na entrada de um box de feira localizado no bairro da Cohab, em São Luís. O caso teria ocorrido em dezembro do ano passado, mas somente nesta quarta-feira (3) ganhou repercussão.

Testemunhas afirmam que a carne permanece exposta até a chegada do dono do box pela manhã, quando então é comercializada na própria feira. Tal prática demonstra uma grave falha na higiene e na manipulação dos alimentos, colocando em risco a saúde dos consumidores.

A Vigilância Sanitária após denúncias realizou nesta quarta-feira (3), a notificação e o fechamento do Box que tinha a carne exposta ao ar livre e sendo atacada por ratos. 

Outros Box foram notificados pela Vigilância Sanitária também. 


Veja Nota:

A Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa) informa que, na manhã desta terça-feira (3), voltou ao Mercado da Cohab, desta vez, juntamente com equipes da Vigilância Sanitária Municipal e da Polícia Militar para adotar as medidas cabíveis de notificação do usuário do Box 104, mostrado nas imagens que estão circulando na internet.

O vídeo divulgado é de dezembro de 2022. Na época, o comerciante foi notificado e o caso encaminhado para a Vigilância Sanitária. Caso haja o descumprimento da notificação, o usuário perderá a cessão de uso do box, que será interditado pelos órgãos competentes.

A Semapa reforça que mantém ações periódicas de higienização dos mercados, tais como limpeza, higienização, dedetização e desratização. O Mercado da Cohab passou pelo serviço de desratização no último dia 17 de abril.

Todos os mercados municipais são contemplados, frequentemente, por ações de educação sanitária e boas práticas, a exemplo do programa Alimento Seguro, realizadas em parceria com a Semus, junto aos feirantes, para garantir a venda de alimentos e produtos dentro dos padrões de higiene e conservação adequados.

Nenhum comentário:

Faltando 6 meses para as Eleições 2024, Prefeitura de Bacabeira, divulga Processo Seletivo

No estado do Maranhão, a Prefeitura de Bacabeira, que é administrada por Fernanda Gonçalo, que está lançando em sua sucessão, a advogada Nai...