quinta-feira, 31 de março de 2016

Lixo na porta de escola está servindo de criadouro do mosquito Aedes aegypti na Ivar Saldanha em Rosário

 
Moradores reclamam da morosidade da Prefeitura em retirar o lixo
De acordo com denúncia de moradores do bairro Ivar Saldanha que procuraram o blog, a Prefeitura de Rosário é a responsável pelo surgimento de um lixão na frente da escola municipal Concita Cardoso, localizada na Rua 07 do bairro Ivar Saldanha, em pleno período chuvoso. No local é possível facilmente encontrar objetos (lixo), que segundo moradores, estão servindo de criadouros para as larvas do mosquito Aedes aegypti, mesmo assim tem morador e pessoas de outras ruas distantes aproveitando para jogar mais lixo.

A situação preocupa alunos, pais, professores, funcionários da escola e moradores que cobram a limpeza do local. Pais de alunos reclamaram que é preocupante ver seus filhos terem que conviver com esse lixo que tem atraído muitos animais (urubus, porcos, ratos, baratas, mosquitos e outros) e servido de foco para o surgimento de doenças. "A Prefeitura deu um mal exemplo na porta de uma escola, isso é vergonhoso. Parte do lixo já está em decomposição e o fedor é insuportável. Outro dia quando fui levar meu filho, ele reclamou de ter sentir uma picada em frente ao lixão, espero que não tenha contraído alguma virose", disse Carlos Araújo que se identificou como pai de um do alunos.

Segundo a moradora Maria José, a Prefeitura começou o lixão quando após realizar a limpeza da escola deixou o lixo na porta e não recolheu o mesmo. "Todo mundo sabe que aqui em Rosário não se pode deixar um monte de lixo assim jogado que logo aparecem aqueles moradores sujões para aumentar o problema. A Prefeitura fez a limpeza na escola e não recolheu o lixo disso, já reclamamos e nada foi feito", reclamou.



Para o jovem morador do bairro que se identificou como Mauricio e que enviou as fotos, alguma coisa precisa ser feita logo, pois o local estaria contribuindo para a epidemia das doenças Dengue, Febre Chikungunya e Zica que são causadas por vírus transmitidos pelo mosquito Aedes aegypti, ele também cobrou uma mudança de atitude por parte do Governo Irlahi Moraes (PMDB). "Aqui no bairro metade da população está ou já teve as doenças e ver esse lixo aí com as chuvas que estão caindo é preocupante, ainda mais constatando que a existência de larvas do mosquito. A prefeita Irlahi precisa recolocar as caçambas na cidade para recolher logo isso, colocar lixeiras e fazer uma campanha de conscientização, pois esta situação de abandono em plena crise de saúde não pode ser permitida. Infelizmente o que vemos aqui é a própria Prefeitura fazendo lixão em nosso bairro e dando mal exemplo”, disse.

Situação dramática - O blog também foi informado que ontem (30) alguns moradores, de maneira paliativa, estiveram rapidamente revirado o lixo com água parada das chuvas para tentar evitar uma maior propagação do mosquito.

Enquanto nada é feito... Moradores e pessoas de outras ruas continuam jogando mais lixo no local, contribuindo para aumentar a problemática e desta forma não tem fumacê que ajude. 



Do Rosário Notícias

Nenhum comentário:

VÍDEO: Socorristas atravessam trecho cortado da BR-222 com incubadora e bebê nos braços no Maranhão

Um bebê recém-nascido foi transferido do município de Buriticupu para Imperatriz na noite dessa quinta-feira (18) em uma Unidade de Terapia ...